Publicado em: 5 de dezembro de 2024
Processo será realizado com o auxílio da tuneladora batizada como Cora Coralina; máquina será mobilizada para a escavação após o término de obras em outro trecho da capital paulista
YURI SENA
O Governo de São Paulo anunciou que as escavações para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que ligará a Penha à cidade de Guarulhos, terão início em 2026.
O projeto, que representa um investimento de R$ 15 bilhões, prevê a construção de 8,4 quilômetros de túneis e oito novas estações, além da incorporação de novos trens ao sistema.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o processo será realizado com o auxílio de uma tuneladora, equipamento conhecido como “tatuzão”.
A máquina será mobilizada para a escavação após o término de obras da mesma linha em outro trecho da capital paulista.
“Em 2026 chega a tuneladora que vai fazer a extensão Penha/Guarulhos, e aí a gente começa a escavação da Penha em direção a Guarulhos. Já está contratado? Vocês podem se perguntar, né? Poxa, mas já está contratado? Vocês já deram ordem de serviço? Por que só em 2026? Porque realmente mobilizar um equipamento dessa dimensão, as tuneladoras são poucas no mundo, leva tempo.” explicou o governador.
Atualmente, a tuneladora batizada como Cora Coralina está em operação na Linha 2-Verde, avançando em direção à estação Orfanato.
Após concluir essa etapa, o equipamento será desmontado e transferido para Penha, onde dará início às escavações rumo ao Complexo Rapadura, no primeiro semestre de 2026.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte