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obras de faixa adicional já têm 89% concluídos em Perus, zona noroeste da capital


Melhorias incluem acessibilidade na passarela e modernização da iluminação

ALEXANDRE PELEGI

A concessionária AutoBAn, empresa do grupo Motiva, entrou na fase final da implantação da terceira faixa adicional da Rodovia Anhanguera (SP-330), entre os km 21 e km 23, em ambos os sentidos, no bairro de Perus, na zona noroeste da capital paulista.

Localizado a cerca de 20 km do centro de São Paulo, Perus é um dos 96 distritos do município, fazendo divisa com Caieiras e Franco da Rocha, já na Região Metropolitana. É um bairro de caráter residencial, com forte movimento diário de trabalhadores em direção à capital e ao eixo Anhanguera–Bandeirantes, além de histórico de atividades industriais e ferroviárias.

As obras, iniciadas em setembro de 2024, já alcançaram 89% de execução e incluem a adequação de passarela e ponto de ônibus, modernização da iluminação local, serviços de terraplenagem e execução de camadas de reforço de subleito, sub-base e base, além do revestimento com asfalto borracha — que reutiliza material fresado.

Passarela acessível e iluminação em LED

No escopo do projeto, a passarela do km 22 foi totalmente readequada para atender às normas de acessibilidade. O equipamento agora conta com rampas, patamares de descanso, piso podotátil para pessoas com deficiência visual e corrimãos.

A iluminação de todo o trecho também foi modernizada, com a instalação de lâmpadas de LED, garantindo maior segurança e eficiência energética.

Trecho com 25 mil veículos por dia

Segundo a concessionária, mais de 100 colaboradores estão envolvidos nas obras. O trecho recebe diariamente 25 mil veículos, e a faixa adicional tem como objetivo reduzir os impactos do alto fluxo, garantindo maior fluidez, acessos seguros e redução de conflitos viários.

“Estamos trabalhando para entregar o quanto antes essa obra, para poder proporcionar ao nosso cliente mais conforto e qualidade em suas viagens. Este é um trecho crítico, em que estamos investindo em segurança viária, aumentando as faixas de rolamento para mitigar os problemas causados pelo grande movimento existente no trecho”, afirmou Douglas Correa Bento Junior, coordenador de engenharia da AutoBAn.

Sobre a AutoBAn

Desde 1º de maio de 1998, a AutoBAn administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, totalizando 316,8 km de rodovias. A concessão engloba:

  • SP-330 (Via Anhanguera): 147,04 km – São Paulo a Cordeirópolis;
  • SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes): 159,67 km – São Paulo a Cordeirópolis;
  • SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto): 2,6 km;
  • SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan): 7,44 km.

Sobre a Motiva

A Motiva é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atuando em rodovias, trilhos e aeroportos. Possui 39 ativos em 13 estados, com 16 mil colaboradores. Administra 4.475 km de rodovias, realiza cerca de 3,6 mil atendimentos/dia, transporta anualmente 750 milhões de passageiros em trilhos (metrôs, trens e VLTs) e recebe 45 milhões de clientes em 20 aeroportos (17 no Brasil e 3 no exterior).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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