Publicado em: 13 de janeiro de 2026

Intervenções afetam cruzamentos da Avenida Sete de Setembro com as vias Mariano Torres e Conselheiro Laurindo
YURI SENA
O avanço das obras do corredor BRT Leste/Oeste vai provocar alterações temporárias no trânsito da região central de Curitiba nos próximos dias. A Avenida Mariano Torres e a Rua Conselheiro Laurindo terão trechos parcialmente interditados devido a intervenções na Avenida Sete de Setembro.
Na Avenida Mariano Torres, o bloqueio parcial ocorrerá em uma das pistas no cruzamento com a Sete de Setembro entre quarta-feira (14) e sábado (17). No local, serão executados serviços de corte no pavimento, instalação de dutos e fresagem, com liberação da pista logo após a conclusão dos trabalhos.
Já na Rua Conselheiro Laurindo, a redução de tráfego no cruzamento com a Sete de Setembro está programada para a semana seguinte, entre os dias 22 e 24 de janeiro, para a realização das mesmas etapas da obra.
Segundo a administração municipal, as intervenções não devem interromper totalmente a circulação de veículos e pedestres. Todo o trecho em obras contará com sinalização específica, incluindo placas, cerquites e cavaletes, sob responsabilidade da empresa contratada. Em caso de chuva ou condições climáticas desfavoráveis, o cronograma poderá ser alterado.
As intervenções fazem parte do projeto do novo BRT Leste/Oeste, integrante do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. A iniciativa prevê a requalificação de cerca de 20 quilômetros de infraestrutura dedicada ao transporte coletivo, além da reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais, incluindo unidades no Capão da Imbuia e no Campina do Siqueira.
O projeto conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB), no valor de US$ 75 milhões, e tem como objetivo modernizar os corredores de ônibus da cidade. A proposta também prepara o sistema para a futura operação de veículos elétricos, contribuindo para a redução das emissões de carbono, a diminuição do tempo de viagem e a ampliação da integração com outros modais, como bicicletas e circulação de pedestres.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


