Publicado em: 17 de julho de 2025
Na noite de sábado (19) e durante todo o domingo (20) circulação dos trens será realizada com velocidade reduzida e maior intervalo; passageiros podem utilizar as linhas 4-Amarela, 3-Vermelha e 1-Azul como alternativa
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste fim de semana, em razão das obras do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela, a circulação dos trens na Linha 2-Verde será novamente diferenciada. A partir das 19h30 do sábado (19), e durante todo o domingo (20), a circulação dos trens será por via singela (via única para os dois sentidos) no trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação, ocasionando velocidade reduzida e maior intervalo em toda linha.
Essa alteração é necessária para garantir a segurança durante os trabalhos de escavação do túnel sul, de 7,3 metros – sentido estação Consolação (Linha 2-Verde). A estratégia ainda deverá se repetir, enquanto for necessário, em outros finais de semana. Além desse túnel, também está em execução a escavação do túnel norte – sentido estação Paulista (Linha 4-Amarela) de 75 metros.
Para evitar atrasos, a melhor alternativa para os passageiros que não tiverem a Linha 2-Verde como destino final, é programar a viagem utilizando as demais linhas com integrações disponíveis para chegar ao destino pretendido. Por exemplo: O passageiro que está na Linha 4-Amarela poderá fazer conexão para a Linha 3-Vermelha na estação República e para a Linha 1-Azul na estação Luz. Já quem vem pela Linha 5-Lilás tem como opção se integrar com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. A exceção são os passageiros que se deslocam com destino a Linha 15-Prata, os quais necessariamente terão que utilizar a Linha 2-Verde.
Nova conexão com a Linha 4-Amarela
Com capacidade para até 18 mil passageiros por hora, a nova ligação subterrânea permitirá a redistribuição do fluxo de pessoas, tornando a transferência entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela mais rápida e eficiente. A atual interligação passará a operar em sentido único, reduzindo congestionamentos e melhorando a circulação.
Para a escavação do túnel é utilizado o método NATM (Método Austríaco de Túnel), que permite maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas. A escavação ocorre a partir de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, esse poço será utilizado para ventilação e exaustão do novo túnel.
O contrato para execução da obra foi assinado com o Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail. O investimento atualizado é de R$ 70 milhões e a conclusão está prevista para 2026.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte