Publicado em: 21 de agosto de 2025
Trens vão operar em via única entre Brigadeiro e Consolação a partir das 20h de sábado (23) e durante todo o domingo (24)
YURI SENA
Passageiros que utilizam a Linha 2-Verde do Metrô precisam se programar para mudanças na operação neste fim de semana.
Em função da construção do túnel que fará a ligação com a Linha 4-Amarela, a circulação dos trens será realizada em via única no trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação a partir das 20h de sábado (23) até o fim do domingo (24). A medida resultará em maior intervalo entre as composições e redução da velocidade em toda a linha.
A restrição temporária é necessária para garantir segurança durante a escavação do túnel sul, que conectará a estação Consolação (Linha 2-Verde) à futura integração com a Paulista (Linha 4-Amarela). O túnel terá 9,4 metros de comprimento e 6,32 metros de diâmetro, dos quais 55% já foram concluídos. Também segue em andamento a escavação do túnel norte, que terá 75 metros de extensão no sentido da estação Paulista.
Para evitar atrasos, a orientação aos passageiros é priorizar trajetos alternativos quando possível. Usuários da Linha 4-Amarela podem acessar a Linha 3-Vermelha pela estação República ou a Linha 1-Azul pela Luz. Quem vem pela Linha 5-Lilás tem como opção a integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Apenas os passageiros que seguem para a Linha 15-Prata devem, obrigatoriamente, utilizar a Linha 2-Verde.
Nova ligação promete mais fluidez nas transferências
Com previsão de atender até 18 mil pessoas por hora, o túnel em construção deve tornar as conexões entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela mais rápidas e seguras. A passagem atual será direcionada para fluxo em sentido único, o que deve reduzir os congestionamentos de passageiros.
A escavação está sendo realizada pelo método austríaco de túneis (NATM), que se adapta a diferentes formações geológicas. O acesso parte de um poço de 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre a Rua da Consolação e a Rua Bela Cintra, que no futuro também servirá como ponto de ventilação e exaustão.
O empreendimento, conduzido pelo Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS – formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail – conta com investimento de R$ 70 milhões e tem entrega prevista para 2026.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte