Publicado em: 1 de novembro de 2025

Também é possível transformar ônibus usados em modelos a bateria com a promessa de custos 30% menores
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
Já está em operação com passageiros no corredor intermunicipal que liga cidades do ABC ao Jabaquara, na zona Sul da capital paulista, e a São Mateus, bairro da zona Leste, o primeiro ônibus que era movido a óleo diesel e estava prestes a ser aposentado que foi convertido em trólebus da nova geração.
O processo se chama Retrofit Ecológico e consiste em dar sobrevida a veículos a combustão, transformando em modelos não poluentes na operação.
Também é possível transformar ônibus e caminhões a diesel em modelos com baterias somente com a promessa de, já com a homologação do InMetro e do Denatran, ampliar em ao menos 10 anos a vida útil de um veículo que já estaria perto de ir para o ferro-velho ou ser transferido para outro lugar poluindo mais.
Outra promessa também é de que a conversão pode ser feita em menos de um mês, custando em torno de 30% menos se comparado com um modelo de igual porte elétrico 0 km.
O lote atual terá dez ônibus articulados a diesel, ano 2008, cujo padrão de motor era o Euro 3, que é até 20 vezes mais poluente que os atuais ônibus a diesel Euro 6, dependendo do material a ser analisado.
Trata-se de uma nova geração de ônibus convertidos. Entre 2011 e 2012, outros seis ônibus articulados a diesel, fabricados em 2001, também foram transformados em trólebus e rodam até hoje no corredor.
A diferença é que a tecnologia ficou mais aprimorada e os veículos da conversão atual têm novos controladores eletrônicos que permitem um maior desempenho, mais rendimento energético e estabilidade maior por ter equipamentos mais leves que a primeira geração de convertidos.
Pelo menos é a promessa da empresa Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), que também produz ônibus a bateria, trólebus e híbridos 0 km, além do E-Trol, um modelo que num único só veículo pode funcionar como trólebus ou baterias ou ainda híbrido, carregando as baterias enquanto circula conectado à fiação.
Segundo a fabricante, o ônibus convertido tem mostrado resultados satisfatórios e pode haver mais veículos transformados, além dos dez.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira


