19.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, 14 maio - 06:05
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesÔnibus articulados devem ser extintos no Move Metropolitano da Grande BH até...

Ônibus articulados devem ser extintos no Move Metropolitano da Grande BH até 2026 com a chegada dos modelos de 15 metros e motor dianteiro, que são menores


Segundo secretário-adjunto, se houver necessidade, serão criadas novas viagens. Substituto possui ar-condicionado e suspensão pneumática, mas o motor é na frente, o que acaba reduzindo conforto de motoristas e passageiros, mas é a configuração preferida dos empresários de ônibus, por ser em geral, mais barata

ADAMO BAZANI

O sistema de ônibus metropolitanos da Grande Belo Horizonte, o Move Metropolitano, não deve ter mais ônibus articulados a partir de 2026, quando vence a idade máxima dos veículos deste tipo mais novos em operação até o momento.

O modelo que está substituindo os articulados tem 15 metros de comprimento com chassi fabricado pela Volkswagen. A nomenclatura técnica é 22.260 S (22 toneladas de PBT – Peso Bruto Total e 260 cavalos de potência).

O veículo possui ar-condicionado e suspensão pneumática, mas o motor é na frente, o que acaba reduzindo conforto de motoristas e passageiros, mas é a configuração preferida dos empresários de ônibus por ser, em geral, mais barata e de manutenção mais simples em comparação com os modelos de motor traseiro ou central, como os articulados, inclusive.

Cada articulado possui 18 metros de comprimento e capacidade para 126 passageiros (em média para as configurações do Move BH – Metropolitano). Já o modelo de 15 metros de comprimento transporta aproximadamente, 25 pessoas a menos, num total de 101 passageiros (também em média). Em compensação, este modelo, de 15 metros e três eixos (dois direcionais na frente e um atrás), é maior que um “padron” de 13,5 metros e pode levar em torno de 20 pessoas a mais.

Entretanto, a substituição será pelos articulados.

A estimativa é do secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.

Ao jornal O Estado de Minas, Calixto confirmou a ideia de aposentar os articulados no Move Metropolitano. Sobre a capacidade do modelo ser menor, o secretário-ajunto comentou que, se houver necessidade, serão criadas mais viagens no sistema.

“Eles vão atuar no corredor do Move e, à medida que os ônibus novos forem chegando, e não havendo necessidade, a ideia é que os articulados sejam substituídos pelo novo modelo. É lógico que, se a demanda permanecer, eu vou ter que colocar mais ônibus para atendê-la, já que o modelo tem capacidade ligeiramente menor” – afirmou.

Como mostrou o Diário do Transporte, na última quinta-feira, 05 de dezembro de 2024, foram apresentados 66 ônibus zero quilômetro de um lote total de 600 unidades que as empresas se comprometeram a colocar em circulação até o fim de 2025. A renovação faz parte de um acordo com o Governo do Estado que repassou R$ 382 milhões às empresas. O acordo prevê ainda que, como contrapartida, as viações comprem com recursos próprios mais 250 ônibus, o que faria com que a renovação total de frota atinja até dezembro de 2025, 850 coletivos zero quilômetro.

Relembre:

Apesar da “polêmica” em torno do modelo de 15 metros da Volkswagen pela substituição dos articulados, como mostrou o Diário do Transporte, a concorrente Mercedes-Benz é a que será a maior fornecedora, com 480 unidades, entre modelos convencionais e padrons, com motores frontais ou traseiros.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments