Publicado em: 30 de novembro de 2024
Novo design celebra a energia limpa e o espírito porto-alegrense, com a figura do Laçador como destaque
ALXANDRE PELEGI
O projeto de pintura da frota de ônibus elétricos da ATP – Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre conquistou o primeiro lugar na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros – 2024, no 55º Concurso de Comunicação e Pintura de Frotas.
O evento de premiação aconteceu nessa terça-feira, 26 de novembro de 2024, no evento Maiores e Melhores do Transporte, na capital paulista.
A iniciativa, batizada de E-BUS POA, marca um novo capítulo na mobilidade urbana da capital gaúcha, unindo sustentabilidade, tecnologia e a identidade local.

Da esquerda para a direita: Roberto Sganzerla, Francisco Christovam (NTU) e Tula Vardaramatos (ATP)
Para a Presidente da ATP, Tula Vardaramatos, o projeto surge como um marco na nova forma de pensar e conduzir a mobilidade na cidade de Porto Alegre. Os primeiros ônibus elétricos em operação na capital gaúcha reforçam o comprometimento em qualificar o serviço de transporte coletivo, aumentando o conforto oferecido aos cidadãos através da adoção de novas tecnologias e da renovação de frota.
Segundo os idealizadores do projeto gráfico, Roberto Sganzerla em parceria com Agencia ComTato, para representar essa quebra de paradigma foram escolhidas cores e grafismos para os ônibus elétricos que rompem com o padrão adotado pelos veículos em operação na cidade.
A escolha das cores verde e lilás para os ônibus elétricos representa a ruptura com o padrão visual da frota tradicional da cidade. O verde simboliza a sustentabilidade ambiental, referindo-se à adoção de uma matriz energética limpa. Já o lilás, presente nas laterais e no teto, remete às novas tecnologias que impulsionam os veículos, como os motores elétricos.
O grande destaque do projeto, no entanto, fica por conta da figura estilizada do Laçador, um dos principais símbolos de Porto Alegre. A imagem robusta do monumento ocupa as laterais do ônibus, buscando gerar identificação com a cidade e seus habitantes.
A representação estilizada do Laçador, com padrões geométricos nas cores verde e lilás, simboliza a transformação do sistema de transporte tradicional. Mas, mais do que isso, a figura evoca a força, a energia e o valor do trabalho, características intrínsecas do gaúcho, transmitindo a mensagem de que as melhorias no transporte público são fruto do esforço coletivo.
A frase “MOVIDO PELA ENERGIA DOS PORTO-ALEGRENSES”, presente no design, reforça essa ideia.
O projeto, como um todo, demonstra o compromisso do poder público e das empresas em modernizar o transporte coletivo, um serviço essencial para a população.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes