Publicado em: 22 de novembro de 2024
Novas unidades 100% elétricas com design futurista e tecnologia de carregamento rápido estreiam na linha 358, entre Crystal Palace e Orpington
ALEXANDRE PELEGI
A Transport for London (TfL), entidade governamental que gere os serviços de transporte de Londres, anunciou a entrada em operação de 20 novos ônibus elétricos na rota 358, uma das mais longas da cidade, com 24 quilômetros de extensão.
Na quarta-feira, 20 de novembro de 2024, os novos ônibus começaram a circular entre Crystal Palace e Orpington na rota 358.
Os veículos, que lembram bondes modernos, contam com um sistema de carregamento rápido por meio de pantógrafos, estruturas no teto que se conectam a pontos de energia em apenas seis minutos. Essa tecnologia, testada pela primeira vez em Londres em 2022, permite que os ônibus operem durante todo o dia sem necessidade de retornar à garagem para recargas longas, otimizando a frota e reduzindo custos.
Além da sustentabilidade, os novos ônibus trazem avanços em segurança e conforto, com itens como câmeras e monitores que substituem os espelhos retrovisores, eliminando pontos cegos.
Os veículos emitem avisos sonoros que alertam os pedestres sobre a aproximação do ônibus. Ainda no item segurança, os “bondes” possuem limitador de velocidade e pisos antiderrapantes para evitar quedas de passageiros, além de assentos redesenhados proporcionam maior ergonomia.
Para o prefeito Sadiq Kahn, a iniciativa é um passo importante na meta de tornar Londres uma cidade de carbono zero, com ônibus 100% elétricos até 2030.
O projeto é fruto da parceria entre a TfL, a operadora de ônibus Go-Ahead London e a fabricante espanhola Irizar, responsável pelos veículos e pela infraestrutura de carregamento.
A estação de ônibus de Orpington também recebeu modificações para acomodar a nova tecnologia.
IRIZAR TERÁ FÁBRICA NO REINO UNIDO
Como mostrou o Diário do Transporte, a fabricante espanhola de veículos comerciais Irizar anunciou planos para uma nova sede no Reino Unido, perto de Blyth, durante a Euro Bus Expo em Birmingham.
A inauguração do local em North Nottinghamshire está prevista para o quarto trimestre de 2025.
A Irizar está focada no mercado britânico, que se tornou o maior para ônibus elétricos da Europa.
A nova sede terá 16 mil metros quadrados e incluirá escritórios, um showroom, instalações para entrega de ônibus e um amplo estacionamento.
O terreno foi adquirido em 2018, mas o projeto foi suspenso devido às incertezas econômicas com a aprovação do Brexit. A Irizar UK decidiu retomar o projeto após dois anos de fortes vendas em 2023 e 2024.
O Diretor Geral da Irizar UK, Andrew Blundell, descreveu a retomada dos planos como um marco importante para a empresa no Reino Unido. Ele afirmou: “Chegamos a uma fase de transição fundamental na evolução do negócio e investir em nossas próprias instalações nos dará a capacidade de melhorar ainda mais nossa posição no mercado do Reino Unido”.
A Irizar esteve presente na Euro Bus Expo com três veículos: um Irizar i8, um Irizar i6S Efficient de nova geração e um veículo elétrico Irizar ie tram. Todos estarão em operação nas ruas do Reino Unido após a feira.
A feira aconteceu em Birmingham, no Reino Unido, entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024.
Durante o evento, os executivos da Irizar divulgaram que os resultados positivos alcançados em 2024 representaram o melhor ano da empresa no Reino Unido.
Relembre:
Irizar anuncia nova sede no Reino Unido após ano recorde
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes