Publicado em: 24 de novembro de 2025

Cinco veículos circulam em duas linhas e já registram redução de emissões no período inicial
YURI SENA
Os cinco ônibus elétricos incorporados ao transporte público de São José dos Campos completaram, nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o primeiro mês de circulação nas linhas 117 (Morumbi/Aquarius) e 318 (Terminal Central/Dom Pedro).
Os veículos, todos zero-quilômetro, vêm sendo avaliados positivamente por motoristas e passageiros, especialmente pelo conforto, menor nível de ruído e ausência de emissões locais.
A operação faz parte da transição para um novo modelo de mobilidade na cidade, que prevê aproximadamente 30 linhas estruturadas dentro de um sistema renovado, com maior integração entre bairros e terminais.
O plano municipal estabelece a substituição gradual da frota atual por 400 ônibus elétricos ao longo dos próximos anos.
Segundo dados da administração municipal, apenas no primeiro mês os veículos elétricos evitaram a emissão de poluentes equivalente à preservação de mais de 2.600 árvores. O índice reflete o impacto ambiental da adoção da tecnologia.
A implantação de uma frota totalmente elétrica integra os compromissos do Plano de Gestão 2025–2028, que reúne diretrizes voltadas à sustentabilidade, modernização do transporte e melhoria na qualidade do serviço prestado à população.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


