Publicado em: 14 de novembro de 2024
Em parceria com a Caio, clube traz de volta um símbolo da equipe alvinegra dos anos 70
YURI SENA
Nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2024, o Corinthians reviveu parte de sua história ao receber o ônibus “Mosqueteiro I” após um processo de restauração.
Como já noticiado pelo Diário do Transporte, o ônibus que marcou o transporte dos jogadores do Corinthians na década de 1970 foi restaurado em uma parceria entre o clube e a fabricante de ônibus Caio, e agora retorna ao patrimônio do Parque São Jorge.
Relembre:
Corinthians e a empresa de transportes Caio anunciam restauração do Ônibus Mosqueteiro I; Símbolo da história do clube
A entrega do ônibus reformado foi acompanhada de perto pelo presidente Augusto Melo, o diretor do Departamento Cultural, Raul Corrêa, e os conselheiros André Luis de Oliveira e Herói João Paulo Vicente, idealizadores do projeto de restauração.
Assim como em 1972, quando o “Mosqueteiro I” chegou pela primeira vez ao Parque São Jorge, o veículo foi recebido com festa, ao som da tradicional sirene do clube, seguido de uma benção religiosa, relembrando a cerimônia original.

Fotos: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians
Para Augusto Melo, o resgate do ônibus representa um reencontro com a história do clube. “É uma alegria ver esse ônibus aqui, um veículo que levou tantos ídolos do nosso Timão voltando ao Clube e podendo ser utilizado de novo. A gente só tem que agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa ação que nos trouxe as melhores memórias”, declarou.
O “Mosqueteiro I” não só transportou craques históricos, como Basílio, o “Pé de Anjo”, e Márcio Bittencourt, campeão brasileiro de 1990, mas também testemunhou eventos inesquecíveis, como a famosa “Invasão Corinthiana” ao Maracanã em 5 de dezembro de 1976, durante a semifinal do Campeonato Brasileiro.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte