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Ônibus, itens de informática e móveis vão ser oferecidos em janeiro de 2026 em novas ofertas


Em novembro de 2024, outros leilões foram realizados. Empresa foi uma das maiores do Sul do País

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

Irão a leilão em janeiro de 2026, lotes de ônibus usados, entre os quais, os famosos “Busscar Panorâmico DD” com chassis Scania, que marcaram a história dos transportes com a categoria “Suíte”, além de móveis e bens de informática, correspondentes ao processo de falência da Pluma Conforto e Turismo S/A, que foi uma das maiores empresas de ônibus do Sul do País.

Em novembro de 2024, já havia sido realizado o leilão com boa parte da frota, além de imóveis com maiores valores, como noticiou o Diário do Transporte.

Relembre:

Esta nova rodada de leilões se refere a bens que não haviam sido arrematados ou que tiveram embargos e restrições.

São cinco ônibus, dos quais quatro de dois andares (Busscar Panorâmico DD/Scania) e um com piso único Busscar Jum Buss/Scania

Os valores iniciais dos veículos, alguns em bom estado e outros na fase de sucateamento, variam entre R$ 41,6 mil e R$ 166,3 mil.

Serão duas praças (datas). Uma em 23 de janeiro de 2026 e outra no dia 30.

Na segunda data, serão possíveis lances com 50% de desconto nos valores oficiais.

Com os bens móveis, as datas e as condições são as mesmas.

As ofertas podem ser online pelo site do leiloeiro oficial do processo SuperBid Exange.

VEJA OS EDITAIS DO LEILÃO:

 

O Diário do Transporte noticiou que a 26ª Vara de Falências e Recuperação Judicial do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba decretou em 20 de agosto de 2024, novamente a falência da Pluma Conforto e Turismo S/A

Assim, as operações são consideradas encerradas, bem como cobranças de dívidas e apreensões estão suspensas.

O motivo foi o não cumprimento da recuperação judicial.

Foi a segunda decretação de falência.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 2019 foi declarada a falência, revertida em abril daquele ano

Relembre:

O nome Pluma surgiu em 10 de fevereiro de 1966, substituindo a marca Boscatur, mas a empresa paranaense tem origem em 1º de julho de 1954, com a Transportadora Galiotto.

Em seu portal, quando estava no ar, a empresa detalhava a história e o Diário do Transporte resgatou para registro.

Veja na íntegra:

Fundada em 1º de julho de 1954, a Transportadora Galiotto contava com uma frota inicial de 9 caminhões marca GMC Marítimos e Aclo-matador. No auge da empresa chegou a ter 52 caminhões. Apesar de todas as dificuldades surgidas com o início do regime militar no Brasil (1964), a Transportadora Galiotto não parava e, no ano seguinte, já enfrentava com criatividade os desafios do caminho, com um fato muito curioso que aconteceu na sua rota: ruiu a ponte de Passo do Socorro, no Rio Pelotas, isolando, praticamente, o Rio Grande do Sul do resto do país. Para não interromper as suas atividades, a empresa idealizou uma solução inteligente para contornar o problema e passar as suas cargas para o outro lado do rio. Instalou sobre o rio uma mangueira de borracha, com 600m de comprimento, utilizada para bombear o vinho transportado por seus caminhões da margem gaúcha para a catarinense, e assim seguir para o mercado paulista e carioca; no sentido contrário, bombeava o álcool trazido pelos caminhões tanques de São Paulo para o Sul. A operação levava cerca de três horas e meia para cada caminhão. Esta iniciativa foi manchete no Jornal Pioneiro, que circulava naquela região, com o título de “O primeiro Vinhoduto do mundo” (1965).

Em novembro/65, a Transportadora Galiotto, em sociedade com a Transportadora Aurora, também de Caxias do Sul, adquiriu a Empresa Bocatur, de Curitiba-PR, resultante da fusão das empresas Expresso do Sul e Estrela D’Alva. Poucos meses depois, em 10 de fevereiro de 1966, a Boscatur mudou seu nome para Pluma Conforto e Turismo S.A. Inicialmente a empresa estava situada à Rua Carlos Dietzch 541, no Bairro do Portão, e logo depois transferiu sua sede para a Rodovia BR 116, km 108 – Pinheirinho, onde se encontra até hoje.

Os primeiros vôos da Pluma

Pluma começou suas atividades com 170 funcionários, e possuía 34 ônibus em sua frota, que operavam em três linhas: Curitiba / Porto Alegre, Curitiba / São Paulo, e Curitiba / Passo Fundo / Santa Maria (RS).

Com a incorporação da empresa Expresso Porto Alegre Brasília Ltda em 1971, a Pluma deu início à interligação do Brasil à Argentina, surgindo dessa fusão sua primeira linha internacional: Porto Alegre/Buenos Aires. Dois anos depois, conseguiu o prolongamento dessa linha para o Rio de Janeiro e São Paulo. Mas a ampliação de suas rotas não parou por aí. Em 1974, começou a operar mais três linhas: Foz do Iguaçu/São Paulo; São Paulo/Assunção e Foz do Iguaçú/Assunção.

Essas linhas, no decorrer do tempo, também foram sendo ampliadas. Outra conquista importante da Pluma ocorreu em 1978, com o início da linha Rio de Janeiro/Santiago do Chile, uma das maiores linhas rodoviárias da América Latina, com 4.116 km.

Incêndio de 1986

Apesar de sua constante expansão e crescimento, a Pluma também passou por momentos muito difíceis, até chegar no ponto em que se encontra atualmente. O mais grave foi em 1986, quando um incêndio destruiu toda a sua sede administrativa e parte do setor de manutenção. Como uma fênix ressurgida das cinzas, depois do incêndio a empresa iniciou uma verdadeira batalha para a construção da nova sede, que foi inaugurada em fevereiro de 1990. A “Águia da Pluma” voltou a bater suas asas com toda a sua força e autonomia de vôo e, subindo cada vez mais alto, nunca mais parou de ampliar os horizontes de seu território no setor de transporte rodoviário de passageiros e de cargas e encomendas.

A Empresa

  • Fundada em 10 de fevereiro de 1966
  • Matriz em Curitiba – PR
  • Colaboradores: 1300
  • Área construída: 200 mil m2
  • 25 filiais distribuídas por todo o Brasil
  • 3 filiais internacionais: Argentina, Paraguai e Chile

Missão

Ser uma empresa prestadora de serviços, orientada para o cliente, buscando a excelência no atendimento de suas necessidades, operando em rotas interestaduais nacionais e rotas internacionais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

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