Publicado em: 2 de agosto de 2025
Apresentação será feita pelo prefeito Gerson Pessoa e são da Viação Osasco. CMTO já definiu linhas programadas
ADAMO BAZANI
Colaborou Alexandre Pelegi
Neste domingo, 03 de agosto de 2025, a cidade de Osasco, na Grande São Paulo, passa a contar com mais dez ônibus elétricos zero quilômetro, que não emitem poluição durante a operação, geram níveis de ruídos bem inferiores que modelos semelhantes a óleo diesel e oferecem aos passageiros ar-condicionado, sinal de wi-fi, tomadas do tipo USB para recarga de celulares e janelas com vidros que possuem tratamento de bloqueio de raios ultravioleta do sol.
O prefeito Gerson Pessoa e a Viação Osasco, proprietária dos veículos e uma das concessionárias do sistema municipal de linhas, realizam a apresentação às 9h30, num tradicional ponto da cidade: o Viaduto Metálico.
O Diário do Transporte questionou neste sábado (02), a prefeitura de Osasco, detalhes da frota e das linhas que vão contar com a nova frota que traz uma tecnologia inédita da empresa de eletrificação Plug.in Mobility, que atua na conversão de veículos pesados a diesel para elétricos.
Segundo a administração pública, a gerenciadora municipal de transportes, CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco) já definiu a programação de distribuição da nova frota entre sete itinerários.
Confira as respostas da prefeitura de Osasco para o Diário do Transporte:
– Quantos ônibus
10 veículos
– Por qual empresa
Viação Osasco
– Qual ou quais modelos
São modelos Apache VIP V
– Quais linhas programadas
1 – Jardim Veloso x Vila Yara
2 – Jardim Santa Maria x Largo de Osasco
1 – Jardim Novo Osasco x Largo de Osasco
2 – Jardim Veloso x Largo de Osasco via Analice
1 – Jardim Primeiro de Maio x Vila Yara
2 – Jardim Belmonte x Jardim Iguassu
1 – Jardim Novo Osasco x Jaguaribe via Bradesco
– Horário e local do evento
9h30 – Viaduto Metálico
– Quem deve fazer a apresentação
O prefeito Gerson Pessoa
CARACTERÍSTICAS:

Os ônibus elétricos têm carroceria Caio Apache Vip V, chassis Volkswagen 17.230 com suspensão a ar e tecnologia de eletrificação Plug.in Mobility, que atua na conversão de veículos pesados a diesel para elétricos. Os ônibus são 0 km e de piso alto com elevador central para acessibilidade, configuração que atende a maior parte das cidades brasileiras, muito embora, de olho da eletrificação da capital paulista, atualmente, a maioria dos modelos disponíveis no mercado é formada por veículos de piso baixo. Itens como ar-condicionado, preparação para wi-fi (internet gratuita), tomadas para carregamento de celulares do tipo USB, vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol e câmeras de monitoramento, com reconhecimento facial, estão presentes nos ônibus.
Relembre:
Prefeitura de Osasco (SP) detalha ao Diário do Transporte chegada de frota de ônibus elétricos anunciada por Gerson Pessoa
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Alexandre Pelegi