Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Daer-RS quer nova autorização. Não foram criadas novas linhas, mas houve ampliações no atendimento da companhia que passa a circular em parte dos trajetos
ADAMO BAZANI
A empresa Ouro e Prata passou a atender no Rio Grande do Sul parte da região onde a companhia de ônibus Sulserra prestava serviços.
Segundo o Daer-RS (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul), a Sulserra Transportes e Turismo, de Três Passos, suspendeu repentinamente a operação noroeste e noroeste do estado. O objetivo é, posteriormente, conceder nova autorização específica para as linhas.
Segundo a autarquia, não foram criadas novas linhas, mas houve ampliações no atendimento da companhia Outro e Prata que passa a circular em parte dos trajetos.
Os trechos que passam a ser atendidos emergencialmente pela Ouro e Prata são:
Porto Alegre – Tenente Portela – Crissiumal
Crissiumal – Tenente Portela – Porto Alegre
Ijuí – Tenente Portela – Barra do Guarita
Barra do Guarita – Tenente Portela – Ijuí
Santa Rosa – Tenente Portela – Frederico Westphalen
Frederico Westphalen – Tenente Portela – Santa Rosa
A Vara Regional Empresarial da Comarca de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, determinou a a lacração e o fechamento imediato da empresa Sulserra – Transporte e Turismo Ltda.
A empresa está em recuperação judicial desde maio de 2023 e, segundo o processo, há uma dívida de quase R$ 20 milhões. A dívida homologada, entretanto, passa de R$ 70 milhões.
A Sulserra foi fundada em 1º de fevereiro de 1968, mas tendo origem em 1939, se tornando uma das transportadoras mais tradicionais do Noroeste e da Região Celeiro do Rio Grande do Sul, chegando a figurar entre as cinco maiores do estado e sendo pioneira em rotas para o Mato Grosso.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


