Publicado em: 4 de janeiro de 2025
Empresa municipal de transporte recebeu 33 milhões de euros (R$ 210 milhões) para eletrificar metade da frota nos próximos três anos
ALEXANDRE PELEGI
A Empresa Municipal de Transportes (EMT) de Palma de Maiorca, oitava maior cidade da Espanha em população, anunciou um plano ambicioso para eletrificar sua frota de ônibus.
A empresa pretende adquirir 100 novos ônibus elétricos nos próximos três anos, com um investimento de 33 milhões de euros liberado pelo governo da cidade. O objetivo é que metade da frota seja composta por ônibus elétricos no futuro.
Os novos veículos substituirão principalmente os ônibus a diesel mais antigos, comprados entre 2000 e 2010, e os ônibus movidos a gás natural de 2009 e 2010. A EMT não divulgou quais fabricantes fornecerão os ônibus elétricos, nem detalhes sobre a configuração ou o comprimento dos veículos. Também não está claro se os contratos já foram licitados.
Em novembro, a EMT recebeu 12 milhões de euros do Imposto de Turismo para o Desenvolvimento Sustentável (ITS) para a compra de 16 ônibus elétricos. Este montante será utilizado para adquirir oito ônibus elétricos de 18 metros e oito ônibus elétricos de 12 metros.
A EMT já utiliza ônibus elétricos em sua frota, mas em menor escala. Em 2023, foram adicionados doze ônibus elétricos de 12 metros do modelo ie Tram, fabricados pela empresa espanhola Irizar. A empresa também encomendou cinco ônibus a hidrogênio da fabricante polonesa Solaris há três anos.
Paralelamente à aquisição dos novos ônibus elétricos, a cidade de Palma planeja construir um novo depósito de ônibus no parque industrial de Son Rossinyol. Com uma área de 28 mil metros quadrados, o novo depósito contará com instalações de carregamento para 108 ônibus elétricos, utilizando pantógrafos. O depósito atual, localizado em Coll d’en Rabassa, tem capacidade para 150 ônibus e já não é suficiente para a frota de 257 ônibus ativos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes