Na última quarta-feira (27), o LAFC, dos Estados Unidos, anunciou que não irá comprar o meio-campista Eduard Atuesta e se despediu do colombiano, que volta a ser jogador do Palmeiras.
Segundo apurou a ESPN, porém, o atleta de 27 anos não está nos planos da comissão técnica alviverde para 2025, e o clube paulista vai trabalhar para encontrar um novo destino.
De acordo com fontes, o Verdão tem conversas abertas com os representantes de Atuesta para definir o melhor caminho para o jogador.
O Alviverde analisa algumas ofertas já recebida e ainda aguarda mais contatos pelo colombiano, que fez 41 jogos (4 gols, 3 assistências) pelo LAFC na temporada norte-americana.
Já há a certeza, porém, que o meio-campista não terá espaço no elenco de Abel Ferreira, e a ideia é encontrar um novo time para o armador, seja em empréstimo ou venda.
Atuesta estava emprestado ao LAFC até o final da temporada da MLS, com opção de compra para a equipe da Califórnia.
Com a cláusula não foi exercida, ele volta oficialmente a ser parte do elenco palestrino, já que possui contrato com o Palmeiras até 2026.
An LAFC Original. El Profe. 👨🏫
Thank you for everything, Eduard. pic.twitter.com/ZorjIh3IGD
— LAFC (@LAFC) November 27, 2024
Passagem de Atuesta pelo Palmeiras
Revelado pelo Independiente Medellín, o meio-campista foi contratado pelo Verdão do próprio LAFC no fim de 2021. Todavia, ele não rendeu como o esperado.
Na primeira temporada com a camisa alviverde, Atuesta realizou 52 partidas e fez 1 gol, além de dar 2 assistências.
No início de 2023, porém, ele sofreu uma grave lesão no joelho, teve que passar por cirurgia e perdeu espaço. Na última temporada, entrou em campo apenas 7 vezes.
O colombiano chegou a atuar na estreia do Palmeiras em 2024, contra o Novorizontino, mas foi emprestado para ter mais minutos no LAFC.
O clube alviverde pagou US$ 3,7 milhões (R$ 20,7 milhões na época) por 70% dos direitos econômicos de Atuesta.