Publicado em: 8 de janeiro de 2026

Defesa Civil emitiu estado de alerta severo e Itaim Paulista registrou transbordamento no Córrego Três Pontes, na Avenida Marechal Tito
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na tarde desta quinta-feira, 08 de janeiro de 2026, passageiros ficaram ilhados no teto de um ônibus municipal em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo (SP).
Toda a cidade se encontra em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
A região do Itaim Paulista permanece em estado de alerta, com registro de transbordamento do Córrego Três Pontes, na altura da Avenida Marechal Tito nº7557.
A Defesa Civil também emitiu alerta severo para chuva forte na Zona Sul da capital paulista e nas cidades de Santo André e São Caetano do Sul, com raios, rajadas de vento e granizo.
Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans (São Paulo Transporte) informou que o ônibus registrado no vídeo acima é gerenciado pela empresa Transunião e atende a linha 3768/10 Vl. Yolanda – CPTM José Bonifácio.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que, devido à chuva que atinge a cidade nesta quinta-feira (8), um ônibus da Transunião, que operava pela linha 3768/10 Vl. Yolanda – CPTM José Bonifácio, ficou ilhado em um ponto de alagamento na R. Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada dos passageiros. Além disso, as linhas que trafegam nas vias a seguir estão com a operação prejudicada.
– Av. Ragueb Chohfi
– R. Prof. Cosme Deodato Tadeu
– Av. dos Metalúrgicos
Confira o comunicado do CGE sobre a situação do clima nesta quinta-feira (08):
“Áreas de chuva vindas do interior começam continuam atuando de forma isolada com forte intensidade na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram chuva com lento deslocamento e forte intensidade nas Zonas Leste, Sul e Sudeste, principalmente nas subprefeituras de Itaim paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, São Mateus, Itaquera, Mooca, Aricanduva/Formosa, Vila Mariana, Ipiranga, Jabaquara, Santo Amaro e Cidade Ademar. Essas chuvas devem atingir também o Centro e a Zona Oeste.
Há potencial para queda de granizo, rajadas de vento, formação de alagamentos, e queda de árvore na cidade. O tempo segue instável com chuvas variando de intensidade, atuando de forma lenta e isolada até o fim da tarde desta quinta-feira (08)”.
O órgão da prefeitura aponta as seguintes recomendações para amenizar os efeitos dos alagamentos:
– Evite transitar em ruas alagadas;
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


