Publicado em: 14 de dezembro de 2025

Demanda tem crescido, entretanto, há reivindicações para ampliar o atendimento da inédita Circular da Saúde
ADAMO BAZANI
A linha B45 Hospital Mário Covas – Bairro Paraíso/Represa – Vila Luzita, conhecida na cidade de Santo André (SP) como Circular da Saúde, já virou referência em mobilidade, inclusive sendo pesquisada por gestores de transportes de outros municípios.
A iniciativa da Prefeitura de Santo André foi criar um transporte sob demanda, porém, de atendimento coletivo. Com base em reivindicações de passageiros, em dados de aplicativos de transporte e também por reportagens, inclusive, do Diário do Transporte, a Prefeitura de Santo André, a gestora pública SATrans (Santo André Transportes), e a operadora Viação Guaianazes, traçaram um trajeto que liga os principais pontos de atendimento de saúde da cidade. São mais de 10 unidades, incluindo a UPA da Vila Luzita, Hospital Notre-Dame, Hospital Santa Helena, Beneficência Portuguesa, UPA Perimetral, Centro Hospitalar (Santa Casa), Casa da Esperança, Hospital Cristóvão da Gama, Hospital Brasil, Hospital Mário Covas, entre outros.
Entretanto, passageiros apontam necessidades de melhorias no trajeto para ampliar o atendimento, e consequentemente, a demanda e a utilidade da linha, que já é grande. Entre as reivindicações está trocar o ponto final, hoje na baia onde param as linhas B11 e I07, que está sobrecarregada, para a baia subutilizada, onde hoje só para a linha I08, ao lado do Semasa, no bairro Paraíso. Com isso, o trajeto atenderia a Policlínica Paraíso, além de comércios, como da região da Coop da Pereira Barreto, e toda a extensão da Voz Jabaquara, no bairro Paraíso.

Na manhã deste domingo, 14 de dezembro de 2025, o Diário Transporte fez mais uma volta na linha e verificou alguns usuários, que trabalham, inclusive, nos supermercados próximo a Rua Ibiapava, na Avenida Pereira Barreto, como a própria Coop, que disseram que à noite precisam ainda caminhar mais de três quarteirões a pé e ficar em um ponto deserto, aguardando o ônibus, sendo que com essa extensão, poderiam ter viagens mais seguras, além da linha atrair mais usuários. A extensão da B45 para o centro de Santo André, no trajeto Mário Covas para a Represa, também seria outra oportunidade de melhoria do serviço, uma vez que hoje, ao sair do centro hospitalar e da UPA Perimetral, a linha já entra direto na própria Perimetral e segue sentido Vila Luzita. Não há lógica, porque no sentido Vila Luzita para o Mário Covas, ele já passa pelo centro, então, no trajeto de ida também deveria passar.
As sugestões devem ser analisadas pela Prefeitura.

Sentido Hospital Mário Covas:
Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei, Rua Juazeiro, Rua Jabaquara, Rua Igarapé, Rua Macaúba, Rua Juazeiro; Rua Professor Valdemar Mattei.
Sentido: Vila Luzita – Represa:
Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Jabaquara, Rua Juazeiro, Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.
ACESSO MAIS FÁCIL, SEGUNDO PASSAGEROS
E justamente a vocação da linha de dar acesso à população de áreas mais carentes, como Represa e Vila Luzita, a regiões onde há maior oferta de emprego e renda foi constatada pelo Diário do Transporte, que acompanhou a operação no primeiro dia, facilitando os deslocamentos de pacientes, mas também de quem vai trabalhar na região do Bairro Paraíso.
É o caso da passageira Tainá Gimenez, que conversou com a reportagem em uma das viagens.
Morando no Jardim Represa e trabalhando no Shopping ABC, no bairro Paraíso, a usuária diz que antes da B45 tinha de pegar três linhas de ônibus para sair de casa e chegar ao serviço: AL 115; TR101 ou TR103 e B63 ou I08. Com o trajeto direto, vai sobrar mais tempo para descansar e ficar com a família.
“Eu moro no Represa e trabalho no Shopping [ABC] perto do Mário Covas. Essa linha vaio me salvar, não preciso mais pegar três ônibus” – disse a usuária que não sabia da existência da linha. Tainá, de tão empolgada, já começou pelo celular mandar mensagens para vizinhos que também trabalham e estudam na região do Bairro Paraíso.
O trajeto é por vias de alto interesse de acordo com os deslocamentos, como Avenida Dom Pedro I, Perimetral e um trecho da Avenida Pereira Barreto.
Realizaram uma “inauguração oficial com o prefeito Gilvan Ferreira, o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote e o diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze, que percorreram em um dos coletivos uma pequena parte do trajeto, entre o Hospital Mário Covas no Bairro Paraíso, e a “Santa Casa”, na Vila Assunção.
O prefeito Gilvan Ferreira conversou com o Diário do Transporte e disse que mais “linhas de ônibus com conceito de demanda” devem ser criadas em Santo André.
“Vamos continuar estudando para criar novos circulares para atender à população de Santo André Vamos cada vez mais incentivar novas linhas como esta”. – disse o prefeito.
“Essa é uma demanda antiga, de vários anos. Agora, após estudos, estamos atendendo” – disse o secretário.
A linha começa com ônibus zero quilômetro dotados de wi-fir, ar-condicionado, acessibilidade, tomadas USB para carregamento de celulares e vidros com tratamento contra incidência de raios ultravioleta do sol. São, inicialmente, sete coletivos nos horários de pico, mas dependendo da demanda, a frota pode ser ampliada.
Os ônibus possuem adesivos especiais indicando o serviço e, no letreiro digital do para-brisa que fica na parte inferior indica os principais equipamentos de Saúde atendidos.
Foram confeccionados cartazes e panfletos avisando a população da nova linha.
VEJA O ITINERÁRIO – SUJEITO A AJUSTES, COM A AVALIAÇÃO DE ENTRAR EM PARTE DO BAIRRO PARAÍSO:
Sentido Hospital Mário Covas:
Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei
Sentido: Vila Luzita – Represa:
Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.
A linha já nasce com solicitações, como de moradores do Bairro Paraíso e quem trabalha em estabelecimentos próximos. A prefeitura, a SATrans e empresa Viação Guaianazes, responsável pelos serviços, estudam a viabilidade do atendimento no quadrilátero da Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé Rua Jabaquara e Rua Juazeiro novamente, que ampliaria em três paradas o atendimento e somente aumentaria o tempo de trajeto em dois minutos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


