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Pássaro Marron estreia ônibus rodoviário movido a biometano nesta quarta-feira, 24 de dezembro de 2025


Veículo fará a rota São Paulo (SP) x São José dos Campos (SP). Enquanto para urbanos e metropolitanos, ônibus elétricos são vistos como promissores, para rotas em rodovias, “gás de lixo” é apontado como alternativa ao diesel

ADAMO BAZANI

A Empresa de Ônibus Pássaro Marron, do interior de São Paulo, realiza nesta quarta-feira, 24 de dezembro de 2025, a primeira viagem, já com passageiros, de um modelo rodoviário movido a biometano (combustível obtido da decomposição de resíduos)/GNV (Gás Natural Veicular).

O veículo parte às 10h30 do Terminal Rodoviário do Tietê, na zona Norte da capital paulista, e tem como destino a cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

O Diário do Transporte já noticiou sobre a apresentação do inédito modelo rodoviário na frota da companhia.

Relembre:

O ônibus Paradiso G8 1050 tem carroceria produzida pela Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), e conta com chassi Scania, de São Bernardo do Campo (SP), K340 4×2 G. A autonomia esperada com um único abastecimento é de cerca de até 450 km.

O objetivo é verificar o desempenho e consumo nas rotas regulares de médias distâncias para posterior ampliação do uso da tecnologia.

O Paradiso G8 1050 tem 14 metros de comprimento e capacidade para 46 passageiros em poltronas Executiva com tomadas USB A+C. O modelo oferece ar-condicionado, sanitário e preparação para sistema de áudio e vídeo com Wi-Fi. Equipado com motor ciclo Otto de 340 cv, utiliza seis cilindros tipo 1 com capacidade total de 720 litros. Quando abastecido com biometano, reduz as emissões de CO2 em 90% de CO2.

Além do Paradiso G8 1050 movido a biometano, a Marcopolo forneceu outros 66 ônibus para a operadora em 2025:

  • 37 rodoviários – modelos Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1050 e Viaggio G8 800;
  • 29 urbanos Torino, com chassis Mercedes-Benz OF1726L, equipados com sistema de ar-condicionado, quatro câmeras de segurança, piso Taraflex , tomadas USB tipo A e tipo C em todas as poltronas e Wi-F para oferecer o máximo em conforto, conectividade e acessibilidade.

Como tem mostrado o Diário do Transporte, enquanto para trajetos urbanos e metropolitanos, ônibus elétricos são vistos como promissores, em especial em corredores= (apesar do biometrano também ser aplicado nestes serviços), para rotas em rodovias, o “gás de lixo” é apontado como alternativa ao diesel viável justamente por causa da autonomia.

A reportagem do Diário do Transporte, na fábrica da Scania, mostrou em junho de 2025 a apresentação de um ônibus rodoviário, também a biometano/GNV, de geração anterior (G7), operado pela Viação Santa Cruz, do interior paulista.

Relembre:

O veículo apresentado pela Santa Cruz é o mesmo ônibus que rodou na Viação Cometa há cerca de três anos, mas em outro contexto do GNV – biometano.

Pela Viação Santa Cruz, de Mogi Mirim (SP), a estreia do modelo foi em 1º de setembro de 2025, na rota entre a capital paulista e Campinas, uma das mais movimentadas da malha da empresa.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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