Publicado em: 10 de dezembro de 2024
Cerca de 80% dos usuários avaliaram serviços como ótimo/bom, maior índice de satisfação desde 2021
ALEXANDRE PELEGI
Pela quarta vez consecutiva, os passageiros do sistema BRT Sorocaba demonstraram satisfação com o serviço.
De acordo com a “Pesquisa de Satisfação: a jornada do passageiro”, 79,1% dos usuários avaliaram os serviços como ótimo/bom. Este é o maior índice de aprovação desde o início das pesquisas em 2021.
A pesquisa, encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi, entrevistou 851 passageiros nos terminais e corredores do sistema. A pesquisa avaliou a percepção dos usuários sobre diversos aspectos, incluindo limpeza, conforto, segurança, rapidez das viagens e tempo de espera.
Os resultados da pesquisa demonstram a eficácia dos investimentos realizados para aprimorar o sistema.
A limpeza do sistema recebeu aprovação de 83,5% dos passageiros. Já o conforto, atribuído à frota nova com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita, atingiu 80,2% de aprovação, um aumento em relação à pesquisa anterior.
A segurança também foi um ponto positivo, com 79,9% de aprovação.
O sistema de segurança inteligente, com quase 1.500 câmeras monitoradas 24 horas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), contribui para a sensação de segurança dos passageiros, especialmente entre as mulheres.
A rapidez das viagens e o tempo de espera também obtiveram índices de aprovação consideráveis: 79,7% e 66,7%, respectivamente.
O uso do aplicativo Cittamobi, que fornece informações sobre itinerários, horários e tempo de viagem, facilita o planejamento das viagens e contribui para a satisfação dos passageiros.
Para o presidente da BRT Sorocaba, Renato Andere, a opinião dos passageiros é fundamental para o aprimoramento contínuo do sistema. A empresa já está implementando medidas para melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido. “Saber o que pensam os nossos clientes é importante para que possamos continuar aperfeiçoando o sistema. Temos uma operação robusta com 75 mil passageiros transportados em dias úteis circulando em 24 linhas que cruzam a cidade de ponta-a-ponta. Agora, estamos entrando numa curva de maturidade da operação, o que nos desafia a identificar os pontos mais sensíveis. Esse retorno do passageiro é o nosso termômetro e já temos iniciativas em andamento para que possamos elevar ainda mais a qualidade do serviço ofertado”, explica Andere.
Já o Diretor da Prompt Consultoria, Tiago Araújo, destaca a importância da pesquisa para a empresa: “Saber a percepção traz uma visão da realidade e contribui para a manutenção do controle de qualidade da empresa que presta o serviço”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes