Publicado em: 17 de outubro de 2025
Levantamento aponta que, dentre os fatores melhor avaliados, estão o atendimento ao cliente (7,9) e o acesso ao transporte (6,6)
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Pesquisa QualiÔnibus 2025, realizada pela WRI Brasil com 558 usuários do sistema de transporte público de Teresópolis, foi apresentada na última quinta-feira, 16 de outubro, durante o 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis e mostrou avanços na percepção dos passageiros sobre a qualidade do serviço. O índice geral de satisfação cresceu um ponto em relação ao ano anterior, atingindo a nota 6,5 em uma escala de 0 a 10.
Entre os fatores melhor avaliados estão o atendimento ao cliente (7,9) e o acesso ao transporte (6,6). A pesquisa também revela que quase 74% dos clientes recomendariam o sistema de ônibus da cidade. Outro destaque foi a melhora na percepção do item gasto com transporte, com o percentual de insatisfeitos e muito insatisfeitos caindo de 37,3% em 2024 para 21% em 2025, resultado atribuído à redução tarifária de R$ 5,30 para R$ 4,90, além da implantação do programa Domingão Tarifa Zero.
Os investimentos em renovação de frota, realizados pelas empresas Dedo de Deus e 1º de Março neste ano, também fizeram crescer a satisfação com o conforto dos ônibus, saltando de 49% para 61% dos entrevistados.
Para 75% dos entrevistados, ônibus enfrenta muito congestionamento
O estudo traça o perfil do usuário teresopolitano: 51,8% têm renda familiar de até 1,5 salário-mínimo, e a maioria utiliza o transporte para o trabalho (64,8%), sendo que 85% viajam de ônibus três ou mais vezes por semana. Para 70% dos entrevistados, apenas um ônibus é suficiente para chegar ao destino, e 74% já utilizam bilhetagem eletrônica.
Apesar dos avanços, o levantamento mostra que o trânsito ainda é um grande desafio. Mais de 75% dos passageiros afirmam que os ônibus enfrentam muito congestionamento, e 64% se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos com essa situação. Para 74,3%, os engarrafamentos são o principal motivo para o aumento do tempo de deslocamento.
Entre os pontos que ainda demandam melhorias, estão o conforto dos pontos de ônibus (4,1), o conforto dos terminais (5,1) e a exposição a ruído e poluição (5,1). Ainda assim, a pesquisa indica uma tendência positiva: a insatisfação com os serviços aos fins de semana caiu de 70% para 58%, sinalizando que os investimentos e ações recentes vêm sendo percebidos pelos usuários.
Para o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, os resultados demonstram que o sistema de transporte começa a retomar a estabilidade após um período de grande desafio.
“O transporte coletivo de Teresópolis está em um processo de recuperação depois de anos de crise e desestruturação, causados pela falta de políticas públicas adequadas. Hoje vivemos um novo momento, com diálogo, investimentos e iniciativas que valorizam o passageiro e fortalecem o sistema como um todo”, destaca o diretor.
Realizada anualmente pelo WRI Brasil, a Pesquisa QualiÔnibus avalia a percepção da população sobre o transporte coletivo e serve de base para orientar políticas públicas e melhorias no sistema de mobilidade. Em Teresópolis, os resultados vão ajudar a nortear novas ações para aprimorar o serviço nos próximos anos.
Fórum debateu qualidade no transporte público, segurança viária e trânsito
O 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis reuniu especialistas e autoridades para debater propostas e apresentar experiências de sucesso em transporte e mobilidade. A abertura do evento teve a participação do Prefeito Leonardo Vasconcelos, que abordou as dificuldades para equilibrar economicamente a operação do transporte da cidade e as soluções que o município buscou. “Quando assumi, procuramos as empresas que operam o sistema de transporte público municipal e propusemos uma ação tímida para nós e desafiadora para eles, mas que deu certo”, destacou Vasconcelos falando sobre a redução da passagem de R$ 5,30 para R$ 4,90 e a tarifa zero aos domingos, programas subsidiados pelo município para a população.
Além da apresentação da pesquisa, o evento contou com painéis da analista de Transportes da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Ana Caroline Tomaz, do professor da UFPR e membro do Observatório Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, e do diretor executivo da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, que apresentou o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia.
O encontro teve ainda uma mesa-redonda sobre os caminhos para qualificar o transporte público de Teresópolis, mediada pela diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, reunindo todos os palestrantes em um debate sobre soluções e boas práticas para o setor.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte