Publicado em: 1 de julho de 2025
Uma das principais hipóteses é de que grande parte destas ações tenham sido iniciadas por jovens que participam de jogos de desafios na internet
ÁDAMO BAZANI
A Polícia Civil, por meio da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), confirmou ao Diário do Transporte que a delegacia que investiga crimes cibernéticos passou a apurar a série de ataques contra ônibus que têm ocorrido na capital paulista e região metropolitana.
Em nota, a SSP diz que já está em contato com as companhias de transporte para discutir estratégias com intuito de acompanhar a atuação de criminosos em plataformas digitais e ao mesmo tempo definir ações e estratégias quenpossam evitar e esclarecer os ataques.
Como tem mostrado em primeira mão o Diário do Transporte, o número de veículos depredados tem crescido de maneira que vem assustando passageiros, empresas e funcionários do sistema. São cerca de 350 veículos atacados, considerando 179 somente na capital paulista e os demais entre a grande São Paulo e o Litoral sul, onde começou a crescer o número de ocorrências.
Confira a nota da SSP na íntegra:
A 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (DISCCPAT), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), conduz as apurações sobre as recentes ações criminosas, com foco na identificação e responsabilização dos autores. A Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) também está envolvida nas investigações, para monitorar a atuação dos criminosos em plataformas digitais. Paralelamente, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) vai se reunir com representantes das empresas de transporte para discutir estratégias para o enfrentamento das ações criminosas. O policiamento ostensivo e preventivo segue reforçado nas regiões afetadas, como parte das medidas adotadas para conter a criminalidade e garantir a tranquilidade da população.
Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes