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Porto Alegre (RS) inicia testes com ônibus elétrico BYD de carroceria Caio eMillenium por 30 dias


Foto: João Vitor/Ônibus Brasil

Veículo atende na linha 520.3 durante avaliação; modelo tem chassi D9W 20.410

ARTHUR FERRARI

Um novo ônibus totalmente elétrico começou a operar com passageiros nesta quinta-feira (3) em Porto Alegre. O veículo, fabricado pela montadora chinesa BYD, integra a frota em fase de testes da linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora e permanecerá em avaliação por pelo menos 30 dias.

O modelo D9W 20.410, com carroceria nacional Caio eMillenium, circulou sem passageiros nesta quarta-feira (2) para testes de itinerário. A operação com usuários faz parte de um chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), que busca avaliar tecnologias de diferentes fabricantes interessados em atuar no transporte coletivo da capital gaúcha.

Durante o período de testes, o ônibus realizará 16 viagens diárias — oito por sentido — em tabela extra, percorrendo cerca de 220 quilômetros por dia. Esse número pode ser ampliado conforme o desempenho da bateria. As viagens da linha têm duração média de 45 a 50 minutos, e cada trajeto completo soma aproximadamente 21 quilômetros.

A escolha da linha 520.3 se deu por suas características técnicas — como aclives, declives e volume de passageiros — consideradas ideais para a análise de desempenho do veículo. Atualmente, a linha opera com 20 veículos e transporta cerca de 14,4 mil passageiros em dias úteis.

Os ônibus elétricos apresentam vantagens ambientais e operacionais em comparação aos movidos a diesel. Eles não emitem gases poluentes e contam com freios regenerativos, que reaproveitam energia gerada durante as frenagens, aumentando a eficiência energética e reduzindo o consumo.

A iniciativa integra o Programa Mais Transporte, que visa aprimorar o sistema público da capital. Segundo a SMMU, a meta é tornar o transporte mais seguro, sustentável e atrativo.

A prefeitura também submeteu ao governo federal um projeto de mais de R$ 1 bilhão, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para renovar a frota e ampliar o uso de veículos elétricos no transporte coletivo de Porto Alegre.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





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