34.8 C
Rondonópolis
sexta-feira, 19 setembro - 10:31
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPorto Alegre (RS) passa a ter o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico...

Porto Alegre (RS) passa a ter o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico da cidade, com tecnologia integralmente nacional e piso baixo


Veículo, produzido em parceria com a Caio, WEG e Mercedes-Benz, fica exposto para a população conhecer no Parque Harmonia nesta sexta-feira e sábado (19 e 20). É a primeira unidade de 70 articulados esperados para a capital do Rio Grande do Sul

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

Porto Alegre (RS) recebe o primeiro ônibus 100% elétrico do transporte público da cidade, do tipo superarticulado de 21,5 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros.

A exposição do veículo ocorre nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, e neste sábado (20), no Parque Harmonia, onde os visitantes do Acampamento Farroupilha poderão conhecer de perto esta evolução que fará parte do dia a dia das pessoas nas próximas semanas. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, fazem a entrega oficial durante uma cerimônia aberta a todo o público que ocorre às 11h desta sexta-feira (19).

TOTALMENTE BRASILEIRO:

O veículo é totalmente acessível com piso baixo e rampa e possui tecnologia totalmente nacional, produzido pela Eletra Industrial (tecnologia e tração), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as também fabricantes com plantas brasileiras Caio (carroceria), de Botucatu; WEG (motores, inversor e baterias), de Jaraguá do Sul (SC) e Mercedes-Benz (chassi), em São Bernardo do Campo (SP).

Além da fabricação nacional, toda a assistência técnica é local, garantindo assim, segundo o consórcio fabricante, manutenções rápidas, adequadas à realidade operacional e com vantagens econômicas e disponibilidade de peças.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

As baterias de Íon-Lítio-Fosfato da nova geração, apresentam autonomia de 250 km, com recarga completa em apenas quatro horas. O modelo possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, acessibilidade universal (com espaço para uma cadeira de rodas), vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol e suspensão pneumática.

ROTA DA MOBILIDADE LIMPA:

O lote inicial é de quatro ônibus superaticulados deste modelo que atende aos critérios do chamamento público lançado em 2023 pela SMMU, dentro do Programa Mais Transporte, que busca modernizar a mobilidade urbana e aprimorar o serviço aos clientes do transporte coletivo de Porto Alegre.

A prefeitura estima a inclusão de mais 100 ônibus elétricos em Porto Alegre, dos quais 70 articulados de 30 padron (dois eixos e comprimento entre 12,1 metros e 13,5 metros).

SOLUÇÕES PERSONALIZADAS PARA TODO O PAÍS:

A presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, diz que a fabricante tem sido a marca escolhida por diversas cidades brasileiras para implantar sistemas de ônibus elétricos que não emitem nenhuma poluição durante a operação, possuem um nível de ruído muito menor que os similares a diesel e são mais confortáveis durante as viagens, tanto para os passageiros, como para os funcionários das empresas de ônibus.

“Lideramos o fornecimento de ônibus elétricos na capital paulista, o maior sistema do País. Estamos em capitais como Belém, Goiânia, Salvador, Manaus, no Distrito Federal, em várias cidades e também já fazemos parte da realidade do transporte limpo em Porto Alegre. O que nos difere é que nossa tecnologia, por ser nacional, permite uma personalização dos modelos de acordo com a realidade de cada sistema de transportes. Nossos veículos não são de ‘prateleira’, são fornecidos depois de conversas e estudos com cada administrador público e com as empresas de transportes. Não só vendemos ônibus elétricos, mas a Eletra é uma empresa de solução em mobilidade não poluente” – disse.

Segundo a ABVE – Data, painel de dados elaborado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que reúne as fabricantes, a Eletra já possui quase 450 ônibus elétricos espalhados pelo País. Somente na cidade de São Paulo, são mais de 300.

PRESENÇA EM PORTO ALEGRE

A diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, conta que, em Porto Alegre, já existem quatro ônibus do tipo padron que foram muito bem avaliados pela população, pela prefeitura, pela SMMU e pelos operadores.

“Hoje temos quatro ônibus da Eletra/Caio/WEG/Mercedes-Benz em operação desde agosto de 2024, adquiridos e operados pela empresa – Sudeste Transportes Coletivos Ltda. São veículos de 12,1m – Básico, que já completaram mais de 230 mil km rodados, deixando de emitir quase 300 mil toneladas de CO2. A receptividade foi excelente. Os passageiros gostam, os motoristas adoram e a empresa colhe os frutos de uma manutenção com menor custo e mais disponibilidade em relação ao diesel” – diz Ieda.

Juntamente com a Empresa Gazômetro de Transportes S/A, a Sudeste, que já opera os quatro ônibus nacionais elétricos, integra o MAIS – Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste.

A área de atuação é nos lotes 5 e 6, que são formados pelas linhas que compõem a Bacia Leste/Sudeste, tendo como principais eixos estruturadores a Av. João de Oliveira Remião, Av. Bento Gonçalves, Av. João Pessoa, Av. Ipiranga, Av. Protásio Alves, Av. Osvaldo Aranha, Av. Oscar Pereira, Av. Azenha e Av. Érico Veríssimo.

Os novos ônibus articulados começam a operar no sistema da cidade nas próximas semanas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments