Publicado em: 22 de agosto de 2025
Visitas técnicas discutem estratégias de eletrificação da frota e integração com universidades, órgãos federais e setor industrial
ARTHUR FERRARI
Porto Alegre (RS) é uma das cidades brasileiras acompanhadas pelo projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde (AcoplaRE), conduzido pela agência de cooperação alemã GIZ, que nesta semana realiza a segunda rodada de atividades técnicas voltadas à transição energética no transporte público. A capital gaúcha, junto com outras quatro localidades do país, foi escolhida para receber assessoria especializada em eletrificação da frota.
Durante quatro dias, representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) participam de reuniões com a GIZ e instituições parceiras, aprofundando discussões sobre substituição de combustíveis fósseis por soluções elétricas. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, “esta integração permite um nível maior de detalhamento das especificidades do nosso projeto, em um diálogo transparente e objetivo, para garantir a continuidade da implementação da eletromobilidade no transporte coletivo de Porto Alegre. É uma transição que, no futuro, vai qualificar e dar mais confiança ao serviço para os passageiros”.
A agenda inclui visitas à fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), além de encontros entre técnicos da SMMU e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com representantes dos ministérios de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Cidades (MCID). Também participam a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a concessionária CEEE Equatorial, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a consultoria do consórcio NIRAS/FUNDEP.
Na quarta-feira, 20, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) sediou a sexta edição do Workshop do Grupo de Trabalho da Componente Pesquisa do AcoplaRE. O encontro reuniu a instituição gaúcha, seis universidades federais e empresas para discutir desafios regulatórios e oportunidades ligadas à eletromobilidade coletiva urbana no Brasil.
O AcoplaRE busca apoiar os setores industrial e de transportes no caminho da neutralidade de carbono e da transição justa. O projeto é implementado pela GIZ em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), outros ministérios federais e conta com financiamento do Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte