Publicado em: 15 de fevereiro de 2025
Governo pretende adquirir mais 390 veículos com zero emissão, elevando o total da frota elétrica para 861 até 2026
ALEXANDRE PELEGI
O Governo de Portugal, através de uma nota do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, anunciou oficialmente um aumento significativo no investimento destinado à compra de ônibus elétricos, elevando o montante total destinado para esta finalidade para 227 milhões de euros, cerca de R$ 1.5 bilhão.
O reforço no investimento, proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo principal aumentar a frota de ônibus zero emissão e expandir a rede de infraestruturas de carregamento e abastecimento em todo o território nacional.
Com esta medida, o governo pretende adquirir mais 390 ônibus elétricos, elevando o total para 861 veículos até 2026. Além da aquisição de ônibus, o investimento também será direcionado para a instalação de postos de carregamento elétrico e de abastecimento a hidrogénio.
A produção, entrega e instalação destas infraestruturas têm um prazo médio de 15 meses.
A iniciativa não se limita apenas às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, abrangendo também diversos municípios em todo o território continental. Entre os municípios beneficiados estão Aguiar da Beira, Albufeira, Alcochete, Alenquer, e muitos outros. As comunidades intermunicipais também serão contempladas, incluindo Alentejo Central, Algarve, Alto Alentejo, Alto Minho, Área Metropolitana do Porto, e várias outras.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou que esta medida visa garantir o acesso à mobilidade como um direito, especialmente em territórios de baixa procura. A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou que a reprogramação do PRR foi uma decisão estratégica para garantir a aplicação eficiente dos fundos europeus.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes