24.9 C
Rondonópolis
domingo, 11 maio - 20:29
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPortugal aumenta investimento em ônibus elétricos para 227 milhões de euros

Portugal aumenta investimento em ônibus elétricos para 227 milhões de euros


Ônibus da Viação Alvorada, adquirido com recursos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Governo pretende adquirir mais 390 veículos com zero emissão, elevando o total da frota elétrica para 861 até 2026

ALEXANDRE PELEGI

O Governo de Portugal, através de uma nota do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, anunciou oficialmente um aumento significativo no investimento destinado à compra de ônibus elétricos, elevando o montante total destinado para esta finalidade para 227 milhões de euros, cerca de R$ 1.5 bilhão.

O reforço no investimento, proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo principal aumentar a frota de ônibus zero emissão e expandir a rede de infraestruturas de carregamento e abastecimento em todo o território nacional.

Com esta medida, o governo pretende adquirir mais 390 ônibus elétricos, elevando o total para 861 veículos até 2026. Além da aquisição de ônibus, o investimento também será direcionado para a instalação de postos de carregamento elétrico e de abastecimento a hidrogénio.

A produção, entrega e instalação destas infraestruturas têm um prazo médio de 15 meses.

A iniciativa não se limita apenas às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, abrangendo também diversos municípios em todo o território continental. Entre os municípios beneficiados estão Aguiar da Beira, Albufeira, Alcochete, Alenquer, e muitos outros. As comunidades intermunicipais também serão contempladas, incluindo Alentejo Central, Algarve, Alto Alentejo, Alto Minho, Área Metropolitana do Porto, e várias outras.

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou que esta medida visa garantir o acesso à mobilidade como um direito, especialmente em territórios de baixa procura. A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou que a reprogramação do PRR foi uma decisão estratégica para garantir a aplicação eficiente dos fundos europeus.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments