Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Coletivos com tecnologia Euro 6 irão reforçar a frota do transporte público
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na próxima sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, a cidade de Praia Grande (SP) recebe seis ônibus novos OF 1619 (Sistema Euro 6) para reforçar a frota do transporte público municipal.
Conforme informado pela prefeitura, os novos veículos substituirão modelos mais antigos. A cerimônia de entrega será realizada no Espaço Piaçabuçu, no Bairro Mirim.
A previsão é de que os coletivos comecem a circular já nos próximos dias.
Os veículos possuem conexão wi-fi, ar condicionado, equipamentos de acessibilidade e tecnologia Euro 6, que reduz a quantidade de poluentes que os ônibus a diesel podem emitir.
Seu principal objetivo é reduzir a poluição atmosférica e melhorar a qualidade do ar, estabelecendo limites mais rigorosos para os principais poluentes emitidos, como o dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas de poluentes finos (PM).
Os novos veículos possuem motor com a Tecnologia Euro 6, com catalisadores de oxidação a diesel (DOC), filtro de partículas (DPF) e catalisador (SCR), que utiliza o ARLA 32 para transformar o NOx em água e nitrogênio (sem os óxidos), reduzindo em torno de 97% o índice de poluentes emitidos.
Os veículos são abastecidos exclusivamente com diesel S10, que possui Biodiesel (B14) em sua composição, combustível que, quando comparado ao óleo diesel 100% mineral, é capaz de reduzir a emissão de carbono (CO2), além de não produzir outros gases poluentes e nocivos à saúde.
Tempo real – Outro sistema comportado pelos veículos, por possuírem interface para instalação, é o da Telemetria, que consiste no acompanhamento em tempo real de como o veículo está sendo conduzido. É possível, ainda, prevenir ocorrências mecânicas que poderiam interromper uma viagem.
Segurança – O sistema de freios dos veículos é equipado com frenagem auxiliar composta por válvula do freio-motor com dupla função: acionamento do freio-motor e top brake, além do gerenciamento térmico dos gases no tubo de escape.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


