28.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, 11 dezembro - 19:56
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrefeito de Porto Alegre (RS) pede divisão equilibrada de responsabilidades para mobilidade...

Prefeito de Porto Alegre (RS) pede divisão equilibrada de responsabilidades para mobilidade urbana


Declaração ocorreu durante painel sobre o PL 3278/2021 no Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade

ARTHUR FERRARI

Defesa de um modelo tripartite de governança para a mobilidade urbana, com divisão equilibrada de responsabilidades entre União, estados e municípios, marcou a participação do prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, no Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, em Gramado (RS). Em sua intervenção no painel “Reinventando a Mobilidade Urbana – PL 3278/2021: o novo marco legal em perspectiva nacional”, ele afirmou: “As cidades estão na linha de frente. É na prefeitura que as pessoas batem à porta quando o ônibus atrasa. Em Porto Alegre, fizemos investimentos importantes para qualificar a frota com recursos próprios. O Brasil precisa de uma governança tripartite na mobilidade humana, como no SUS, para que as responsabilidades sejam igualmente divididas” — Prefeito Sebastião Melo.

A proposta em discussão, o PL 3278/2021, tramita no Congresso Nacional e busca atualizar o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O texto trata de novas regras para o transporte público coletivo, amplia alternativas de financiamento e fortalece mecanismos de coordenação para os sistemas de mobilidade nas cidades.

O evento é organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), com correalização do DetranRS, Cetran/RS, Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. A programação segue até quarta-feira (19/11), no Centro de Eventos Serra Park.

Com o tema Educação que Transforma, Integração que Conecta, Segurança que Protege, o congresso reúne autoridades, especialistas e gestores de diversas regiões para debates sobre educação para o trânsito, segurança viária, inovação e regulação. Também participaram do painel os secretários de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (RS), Adão Castro, e o nacional, Denis Andia.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments