37.2 C
Rondonópolis
sábado, 23 agosto - 15:03
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrefeito de Santo André (SP) diz que licitação de ônibus da Vila...

Prefeito de Santo André (SP) diz que licitação de ônibus da Vila Luzita está nas etapas finais para ser lançada e linha para Hospital Mário Covas se tornará realidade (VÍDEO)


Sistema tronco-alimentador é operado por meio de contrato provisório desde 2016. Apesar de Suzantur investir em renovação de frota, sem uma contratação de longo prazo não é possível realizar reformas de terminal, corredores e estações

ADAMO BAZANI

Está nas etapas finais a elaboração do edital da licitação que vai definir o novo contrato do sistema de transportes tronco-alimentador de Vila Luzita, em Santo André (SP).

A promessa é do prefeito Gilvan Júnior nesta semana em resposta ao Diário do Transporte em parceria com a Rádio ABC, no programa de Ricardo Leite.

“A SA Trans, que é o nosso serviço de transporte, nossa autarquia, tem finalizado esses estudos e um trabalho muito técnico para a gente conseguir colocar essa licitação na rua e dar um modelo de transporte para a gente inovar cada vez mais” – explicou

O sistema tronco-alimentado é o que reúne maior demanda única da cidade do ABC Paulista, com 15 linhas que sozinhas atendem a 45 mil passageiros por dia.

Desde 2016, após a falência da antiga operadora, a Expresso Guarará, os serviços são prestados por meio de contrato provisório pela Suzantur (Transportadora Turística Suzano Ltda). A frota total é de 74 coletivos, atualmente.

Apesar de, a empresa renovar os ônibus de forma reiterada, tendo inclusive uma das menores idades do ABC e de ter ampliado a oferta em relação a Guarará, sem um contrato que não seja provisório, não é possível realizar outros investimentos necessários no sistema, como a reforma do pavimento do Corredor da Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, com a troca do asfalto para concreto, material mais adequado ao peso dos ônibus. O Terminal de Integração de Vila Luzita, defasado e com espaço insuficiente, também precisa de adequações, com a ampliação de plataformas, áreas de manobras e mudanças na iluminação.

Outra ação necessária é o fechamento das estações ao longo do corredor, que possibilitaria pagamento de passagem antecipado, liberando mais espaço interno nos coletivos e maior conforto, com proteção de sol, chuva, vento e calor; além de poder incorporar câmeras de monitoramento, painéis com previsão de chegada dos ônibus e, nas mais movimentadas, até sanitários.

Um novo CCO (Centro de Controle Operacional), com mais câmeras e tecnologias de monitoramento e controle mais atualizadas também é necessário.

As equipes da prefeitura estudam se as mudanças de infraestrutura devem fazer parte da concessão com a remuneração e ampliação do tempo de contrato para a empresa de ônibus ou se serão assumidas pelo poder público, com redução nos repasses à viação que assumir ou do tempo contratual.

A Suzantur poderá tentar ficar, mas outras empresas podem participar da concorrência. O grupo empresarial da Viação Guaianazes, que já é líder e responsável pelo Consórcio União Santo André, o maior da cidade, também está de olho. Viações de fora de Santo André podem tentar, mas por enquanto, no mercado, não houve ainda nenhuma sinalização de que isso aconteça.

Desde 2016, foram ao menos três tentativas de licitação, havendo bloqueios por parte do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e sessões esvaziadas, sem a apresentação de propostas.

Na entrevista, também em resposta ao Diário do Transporte, o prefeito Gilvan Júnior disse que continuam os estudos para a readequação e mudanças na rede de ônibus municipais de Santo André e que um dos focos é a criação de uma linha entre a região da Vila Luzita e o Hospital Mário Covas, no bairro Paraíso, antiga reivindicação de moradores.

Adamo Bazani: Prefeito Gilvan, gostaríamos de saber como estão algumas atualizações a respeito da licitação da Vila Luzita, que deveria ter saído no primeiro semestre de acordo com as suas palavras, a reorganização das linhas municipais da cidade de São Paulo e em que pé está a criação do serviço da linha Hospital Mário Covas e Vila Luzita. Um grande abraço de Adamo Bazani.

Ricardo Leite: E citar aqui o diariodotransporte.com.br, o site do nosso querido Adamo, que eu sempre digo é a bíblia do transporte público.

Gilvan Ferreira: Isso mesmo, um grande abraço ao Adamo. A SA Trans, que é o nosso serviço de transporte, nossa autarquia, tem finalizado esses estudos e um trabalho muito técnico para a gente conseguir colocar essa licitação na rua e dar um modelo de transporte para a gente inovar cada vez mais, então lançamos o Promob, o programa de mobilidade urbana, R$ 255 milhões de investimentos, já foram entregues 46 novos ônibus, tem mais 20 para entregar agora até o final do ano e a gente já está redefinindo essas linhas. Além dos pontos, reformamos mais de 200 abrigos de ônibus por toda a cidade, cada vez mais a gente tem investido bastante em mobilidade urbana e transporte público, então já está aí na fase final de todo o trabalho técnico para a gente colocar a licitação na rua e fazer cada vez mais um transporte de qualidade.

LINHA DA SAÚDE, DO EMPREGO E DA CULTURA/EDUCAÇÃO:

A reportagem do Diário Transporte mostrou, inclusive, que houve até um abaixo-assinado de moradores pedindo a ligação entre o Hospital Mário Covas e a região da Vila Luzita, Guarará e Vila Rica, que seria chamada de Linha da Saúde por conectar estabelecimentos de saúde no município, como Hospitais Mário Covas, Brasil, Christóvão da Gama, Policlínica Paraíso e UPAS da Perimetral e Vila Luzita. A região do bairro Paraíso, onde fica o Hospital Mário Covas, também é polo de empregos em Santo André, com o Shopping ABC, academias, clínicas, hipermercados e cultural-educacional, com o Parque do Conhecimento Sabina, universidades privadas e o Parque Central, onde são realizados shows e espetáculos.

Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila Luzita, UPA Perimetral, CHSA – Centro Hospitalar de Santo André (Hospital Municipal), Hospital Christóvão da Gama, Casa da Esperança, Policlínica Municipal Paraíso, Hospital Brasil, Hospital Estadual Mário Covas.

Abaixo-assinado.

Linha de ônibus entre o Hospital Mário Covas e a Vila Luzita tem abaixo-assinado e pedido apresentados na Câmara de Santo André (SP) – VÍDEO

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments