21 C
Rondonópolis
quinta-feira, 5 junho - 09:26
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrefeitura de Atibaia (SP) lança pregão eletrônico para reestruturação do transporte público...

Prefeitura de Atibaia (SP) lança pregão eletrônico para reestruturação do transporte público municipal


Licitação, com critério de menor preço, visa a contratação de consultoria especializada para otimizar o sistema dos ônibus municipais

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura da Estância de Atibaia, no Estado de São Paulo, anunciou a abertura do Pregão Eletrônico para a contratação de uma empresa especializada em serviços de consultoria na área de transporte público coletivo de passageiros. O principal objetivo é a execução de um estudo de reestruturação do sistema de transporte público coletivo municipal de Atibaia, que incluirá propostas de reformulação da rede de oferta e dos aspectos institucionais, normativos e financeiros associados.

O processo licitatório será conduzido na modalidade de Pregão Eletrônico, com critério de julgamento de menor preço.

A sessão pública será realizada por meio da internet, através do Sistema de Pregão Eletrônico do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br), garantindo condições de segurança, criptografia e autenticação em todas as suas fases.

Os interessados têm até o dia 06 de junho de 2025, às 16h00 (horário de Brasília), para o recebimento de propostas iniciais.

A abertura e análise das propostas, marcando o início da sessão pública, ocorrerão em 09 de junho de 2025, às 08h30, também no horário de Brasília. O Pregoeiro responsável pela condução do certame é o Sr. Adriano Marcelo Junior, com auxílio de uma equipe de apoio.

O valor total estimado para a licitação é de R$ 343 mil (R$ 343.333,33). O contrato terá um prazo de vigência de 150 (cento e cinquenta) dias, contados da ordem de serviço, podendo ser prorrogado.

Os serviços de consultoria detalhados no ANEXO 01 – Termo de Referência incluem diversas etapas e produtos finais:

Levantamento e Prognóstico (Produto 1 – Base de Dados e Produto 2 – Leitura e Diagnóstico): Esta fase compreende a avaliação do funcionamento atual do sistema de transporte público coletivo, identificando problemas, pontos fortes, necessidades e oportunidades. Inclui pesquisa Origem-Destino (OD), levantamento de dados secundários, pesquisa de qualidade dos pontos de parada, dados de embarque e desembarque, matriz de origem/destino, tempos de viagem e velocidades de operação, e pesquisa de satisfação dos usuários.

Propostas (Produto 3 – Propostas e Diretrizes de Melhorias e Aperfeiçoamento): A consultoria deverá propor soluções para os problemas identificados, visando ampla cobertura e disponibilidade do serviço, equidade no acesso, e padrões de qualidade e confiabilidade. As propostas deverão abordar a infraestrutura (novo desenho de rede de linhas, priorização de circulação, bilhetagem eletrônica, otimização da frequência e tipo de frota), acessibilidade (canais digitais, aplicativos em tempo real, integração de jornada) e transparência (pesquisas de avaliação qualitativa).

Adequação (Produto 4 – Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira): Será necessário analisar e atualizar a planilha de custos do sistema, revisar custos com base em insumos atuais, estudar alternativas para o modelo de prestação de serviço e remuneração, e desenvolver propostas para a sustentabilidade econômica do sistema, incluindo diversificação de receitas e fontes de financiamento para redução da tarifa aos usuários.

As empresas vencedoras serão convocadas para assinar o contrato em até 03 (três) dias úteis após a homologação da licitação.

Print de publicação no Diário Oficial do Estado (03/06/2025)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments