Publicado em: 25 de janeiro de 2025
Medida visa garantir a continuidade do transporte público após o Coletivo Santa Cruz anunciar a interrupção das atividades
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, decretou situação de emergência para assegurar a continuidade do transporte público na cidade. A decisão foi tomada após o Coletivo Santa Cruz anunciar a suspensão do serviço a partir de segunda-feira, 27 de janeiro de 2025.
A empresa alegou que o baixo número de passageiros inviabilizou a operação, sendo necessário um fluxo mensal de 75 mil pessoas para manter o negócio sustentável, enquanto atualmente o número é de 15 mil. A empresa afirma que já vinha discutindo com a prefeitura uma forma de manter as cinco linhas operando, mas sem chegar a acordo. A empresa alega ainda que mesmo um aumento de 50% na tarifa não seria suficiente para cobrir os custos.
O comunicado da suspensão do transporte foi divulgado nos ônibus e nas redes sociais.
Em resposta, a prefeitura informou que, com o decreto de emergência, irá intervir na empresa para garantir que a população não fique sem o serviço. Uma comissão será responsável pela direção da empresa e as tarifas não sofrerão alterações.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em tranbsportes