Publicado em: 1 de fevereiro de 2025

Programa custeará duas passagens de ônibus por entrevista para cadastrados no Sine a partir de fevereiro
ALEXANDRE PELEGI
O prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel, anunciou a implementação do programa “Tarifa Zero para Quem Precisa”, que oferecerá passagens de ônibus gratuitas para pessoas desempregadas que estejam procurando emprego. O programa, uma promessa de campanha do prefeito, tem como objetivo facilitar o acesso a entrevistas de emprego.
O programa custeará duas passagens por entrevista para pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O custo anual do programa é estimado em R$ 1 milhão, e deve ser lançado até 20 de fevereiro.
As passagens serão carregadas no cartão-transporte Urbs, que pode ser feito gratuitamente.
O cartão será abastecido em validadores instalados nas dez unidades do Sine. O Sine controlará a presença do candidato na entrevista e informará à Urbs em caso de falta. Caso o candidato não compareça à entrevista, perderá acesso a novas passagens.
Para participar do programa, é necessário estar cadastrado no Sine e possuir o cartão-transporte Urbs. O cadastro no Sine pode ser feito em uma das dez unidades da cidade, que realizam cerca de 600 atendimentos por dia, sendo 350 agendamentos de entrevista.
A primeira via do cartão-transporte é gratuita e pode ser feita mediante agendamento pelo site da Urbs. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. As unidades de atendimento funcionam das 10h às 16h em dias úteis. O Urbs Móvel também oferece o serviço das 10h30 às 15h30.
Além disso, a prefeitura também implementou a tarifa de meia passagem aos domingos e feriados desde 5 de janeiro. A tarifa de R$ 3 é válida em todas as linhas, com exceção da Linha Turismo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


