Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Proposta inclui expansão para nove bairros
ARTHUR FERRARI
Na última quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, o prefeito de Guarapari (ES), Rodrigo Borges, se reuniu com Marcelo Campos Antunes, diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb/ES), para discutir melhorias no transporte público da cidade. Durante a reunião, o chefe do executivo solicitou a ampliação das linhas do sistema Transcol, que atualmente atende apenas até o bairro Setiba. A proposta inclui a expansão para novos bairros, com o objetivo de beneficiar um maior número de moradores.
“Nós queremos que o Transcol atenda outros bairros da cidade, facilitando a vida de mais pessoas. Vamos enviar uma solicitação formal à Ceturb para que um estudo seja feito. Assim, teremos condições de ordenar o transporte público municipal com o reforço do Transcol”, explicou o prefeito Rodrigo Borges.
Desde que começou a operar em Guarapari, em 2014, o Transcol atende somente até Setiba, limitando o acesso de outras regiões ao transporte intermunicipal. Segundo Marcelo Campos Antunes, o estudo técnico será fundamental para respaldar uma possível ampliação. “Guarapari já faz parte da Grande Vitória, temos a extensão até Setiba e, com o estudo técnico, teremos o respaldo necessário para ampliar e oferecer mais linhas para a cidade”, afirmou.
Hoje, a única linha do Transcol que opera na cidade é a 672, que conecta o Trevo de Setiba ao Terminal de Itaparica, em Vila Velha. A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h20, com um número reduzido de viagens aos sábados, domingos e feriados.
A ampliação do Transcol para outros bairros de Guarapari promete facilitar o deslocamento dos moradores, conectando a cidade de forma mais eficiente à região metropolitana da Grande Vitória. A expectativa é de que o estudo técnico forneça dados necessários para implementar as mudanças e fortalecer o sistema de transporte coletivo local.
A Prefeitura e a Ceturb devem divulgar novos avanços sobre o tema após a formalização do pedido e a conclusão do estudo.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


