Publicado em: 2 de dezembro de 2025

Atividade no Terminal Vila Arens permitirá que usuários vivenciem desafios enfrentados por pessoas com deficiência; ação ocorre na quarta-feira (3), das 9h às 12h
YURI SENA
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), realizará nesta quarta-feira (3) uma experiência sensorial voltada aos usuários do transporte público. A ação, parte da programação da Virada Inclusiva, ocorrerá das 9h às 12h no Terminal Vila Arens e tem como proposta aproximar a população das dificuldades vividas por pessoas com deficiência física ou visual no uso diário dos ônibus.
Durante a atividade, os participantes poderão simular situações reais de embarque, desembarque e circulação pelo terminal utilizando vendas, bengalas e uma cadeira de rodas disponibilizadas pela equipe da SMMT. Até cinco pessoas por rodada poderão vivenciar o percurso: uma em cadeira de rodas e outras quatro com vendas e bengalas.
O diretor de Transportes da SMMT, Bruno Palhari, destaca que a iniciativa busca fortalecer a empatia no ambiente do transporte coletivo. “A ideia é que os passageiros compreendam na prática os desafios enfrentados por quem tem mobilidade reduzida ou deficiência visual, ampliando a consciência e o respeito no dia a dia”, afirma.
A secretária de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Ana Paula Silva de Almeida, reforça o caráter educativo da ação. “Queremos promover um transporte público mais inclusivo. Quando as pessoas entendem as dificuldades do outro, passam a colaborar mais e valorizam a acessibilidade”, disse.
O Terminal Vila Arens está localizado na Avenida União dos Ferroviários, 333.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


