Publicado em: 5 de janeiro de 2026

Sistema testou ônibus nacionais com tecnologia Eletra e Marcopolo, além das marcas chinesas BYD e Ankai, com resultados foram positivos motivando concorrência
ADAMO BAZANI
A prefeitura de Montes Claros MG) realiza nesta terça-feira, 06 de janeiro de 2026, sessão pública do processo de licitação para a compra de ônibus que serão utilizados no transporte coletivo urbano.
Segundo a gestão municipal, serão adquiridos 22 veículos ano 2026 0 km com propulsão 100% elétrica, capacidade de transporte de 70 passageiros cada, de três portas e equipados com ar condicionado.
Como mostrou o Diário do Transporte, o sistema de transportes da cidade testou ônibus nacionais com tecnologia Eletra e Marcopolo, além das marcas chinesas BYD e Ankai, com resultados foram positivos motivando concorrência.
Entre as exigências do edital para os ônibus estão câmera de ré, bem como monitor colorido de sete polegadas integrado ao painel para auxiliar o motorista em manobras. Os veículos também deverão estar equipados com instrumento registrador digital instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo digital), do tipo eletrônico ou digital, com registro de 24 horas.
A prefeitura ainda explicou que em virtude da legislação vigente, o processo é dividido em 2 lotes para dar chance a um maior número de empresas participarem do processo.
O edital de licitação também define a autonomia mínima dos veículos em 250 km (padrão UITP – SORT 1), bem como uma potência mínima de 210 kw.
O padrão de tomada para carregamento será o CCS European Standard 2 e o tempo de carregamento deverá ser entre 2,5 e 3 horas. O processo de licitação contará com teste prático de campo visando comprovar a adequação operacional dos veículos ofertados às condições topográficas e viárias do município de Montes Claros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


