Publicado em: 20 de julho de 2025
Trecho liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição; serviços abrangem a remoção do canteiro central e a realocação de meio-fios na intersecção da avenida Júlio de Castilhos com a rua da Conceição, na parte baixa, em um primeiro momento
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, a Prefeitura de Porto Alegre (RS) inicia as obras de requalificação do corredor humanitário, trecho que liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição com 400 metros de extensão.
A primeira parte dos serviços será focada na remoção do canteiro central e a realocação de meio-fios na intersecção da avenida Júlio de Castilhos com a rua da Conceição, na parte baixa.
Além disso, a administração pública prevê a pavimentação do local, além do alargamento da pista e novo calçamento próximo à avenida Farrapos.
Por conta das obras, a via terá o trânsito parcialmente bloqueado.
A partir da segunda-feira, dia 28, o trecho de chegada pela avenida Castelo Branco, no acesso ao corredor humanitário, estará sinalizado com estreitamento de pista para os trabalhos no lado esquerdo da via em direção à elevada da Conceição.
A orientação da prefeitura é de que os motoristas utilizem rotas alternativas para evitar engarrafamentos, como a avenida Farrapos, para quem chega pela BR-116 ou pelo interior do Estado, a partir da ponte do Guaíba.
Já os condutores oriundos da BR-448 deverão optar pela BR-290 (Freeway), sentido Litoral, e acessar a avenida dos Estados em direção ao Aeroporto Salgado Filho. A partir daí, será possível seguir pela avenida dos Estados em direção à Terceira Perimetral (zonas Sul e Leste) ou pela avenida Farrapos, no sentido do Centro. Para quem vem do litoral pela BR-290 (Freeway), a orientação será também utilizar a avenida dos Estados e Farrapos em direção ao Centro.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte