Publicado em: 5 de junho de 2025
SPObras será responsável por serviços técnicos essenciais para aprimoramento do sistema de controle operacional do corredor_
ALEXANDRE PELEGI
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de São Paulo emitiu a Ordem de Início autorizando a empresa São Paulo Obras – SPObras a dar início à prestação de serviços técnicos especializados para a elaboração de material técnico preparatório e a execução de licitação para a contratação da implantação de um sistema de monitoramento e controle operacional do Corredor de Ônibus – BRT Radial Leste I.
O corredor abrange a área compreendida entre o Terminal Parque Dom Pedro II e a Rua Professor Miguel Russiano, localizada na Região Leste da Cidade de São Paulo.
O período de execução dos serviços contratados é de cinco meses, com início em 01 de janeiro de 2025 e previsão de término em 01 de junho de 2025. O valor total é de quase R$ 100 mil (R$ 98.205,65).
BRT Radial Leste
O Corredor de Ônibus – BRT Radial Leste I é um empreendimento de transporte público que visa garantir maior fluidez ao transporte coletivo na zona leste de São Paulo. Com uma extensão de 9,8 km, o BRT terá seu início no Terminal Parque Dom Pedro II, onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima. A rota seguirá pela Avenida Alcântara Machado em nível, continuará pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontim, e após 200 metros da Avenida Aricanduva, terá seu término na Rua Professor Miguel Russiano.
Para otimizar a circulação dos ônibus e o conforto dos passageiros, o BRT contará com características específicas, a saber:
– Faixa exclusiva para ônibus localizada à esquerda, construída em pavimento rígido (concreto), enquanto as demais faixas terão pavimento flexível (asfalto).
– As paradas de ônibus serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos veículos, facilitando o embarque e desembarque e proporcionando mais conforto aos passageiros.
– O sistema incluirá cobrança desembarcada, sistemas inteligentes, sistema de bilhetagem, portas automáticas e totens para informação.
– Será implantado um sistema semafórico inteligente, utilizando fibra ótica para permitir maior fluidez aos ônibus, especialmente durante o horário de pico.
Em toda a sua extensão, o BRT contará com acessibilidade, e estão previstos novos passeios, travessias e uma ciclovia que se conectará à ciclovia já existente próxima ao Metrô Tatuapé.
A execução das obras do BRT Radial Leste (Trecho 1) foi dividida em três lotes:
- O Lote 1, com aproximadamente 2.800 metros de extensão, abrange o trecho do Terminal Parque Dom Pedro até a Rua Almirante Brasil.
- O Lote 2, com 3.100 metros, vai da Rua Almirante Brasil até a Rua Armando Gardenghi.
- O Lote 3, o mais longo com 3.840 metros, se estende da Rua Armando Gardenghi até a Rua Professor Miguel Russiano.
O corredor da Radial Leste, em conjunto com o BRT Aricanduva, são as duas grandes obras no transporte coletivo destinadas à Zona Leste da capital paulista.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes