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Prefeitura de São Paulo autoriza início de contrato para monitoramento do BRT Radial Leste


Imagem ilustrativa da futura parada de ônibus do BRT

SPObras será responsável por serviços técnicos essenciais para aprimoramento do sistema de controle operacional do corredor_

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de São Paulo emitiu a Ordem de Início autorizando a empresa São Paulo Obras – SPObras a dar início à prestação de serviços técnicos especializados para a elaboração de material técnico preparatório e a execução de licitação para a contratação da implantação de um sistema de monitoramento e controle operacional do Corredor de Ônibus – BRT Radial Leste I.

O corredor abrange a área compreendida entre o Terminal Parque Dom Pedro II e a Rua Professor Miguel Russiano, localizada na Região Leste da Cidade de São Paulo.

O período de execução dos serviços contratados é de cinco meses, com início em 01 de janeiro de 2025 e previsão de término em 01 de junho de 2025. O valor total é de quase R$ 100 mil (R$ 98.205,65).

BRT Radial Leste

O Corredor de Ônibus – BRT Radial Leste I é um empreendimento de transporte público que visa garantir maior fluidez ao transporte coletivo na zona leste de São Paulo. Com uma extensão de 9,8 km, o BRT terá seu início no Terminal Parque Dom Pedro II, onde os ônibus circularão sobre o viaduto Nakashima. A rota seguirá pela Avenida Alcântara Machado em nível, continuará pela Rua Melo Freire até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontim, e após 200 metros da Avenida Aricanduva, terá seu término na Rua Professor Miguel Russiano.

Para otimizar a circulação dos ônibus e o conforto dos passageiros, o BRT contará com características específicas, a saber:

– Faixa exclusiva para ônibus localizada à esquerda, construída em pavimento rígido (concreto), enquanto as demais faixas terão pavimento flexível (asfalto).

– As paradas de ônibus serão elevadas ao mesmo nível da entrada dos veículos, facilitando o embarque e desembarque e proporcionando mais conforto aos passageiros.

– O sistema incluirá cobrança desembarcada, sistemas inteligentes, sistema de bilhetagem, portas automáticas e totens para informação.

– Será implantado um sistema semafórico inteligente, utilizando fibra ótica para permitir maior fluidez aos ônibus, especialmente durante o horário de pico.

Em toda a sua extensão, o BRT contará com acessibilidade, e estão previstos novos passeios, travessias e uma ciclovia que se conectará à ciclovia já existente próxima ao Metrô Tatuapé.

A execução das obras do BRT Radial Leste (Trecho 1) foi dividida em três lotes:

  • O Lote 1, com aproximadamente 2.800 metros de extensão, abrange o trecho do Terminal Parque Dom Pedro até a Rua Almirante Brasil.
  • O Lote 2, com 3.100 metros, vai da Rua Almirante Brasil até a Rua Armando Gardenghi.
  • O Lote 3, o mais longo com 3.840 metros, se estende da Rua Armando Gardenghi até a Rua Professor Miguel Russiano.

O corredor da Radial Leste, em conjunto com o BRT Aricanduva, são as duas grandes obras no transporte coletivo destinadas à Zona Leste da capital paulista.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 





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