Publicado em: 28 de novembro de 2024
Recursos equivalem à compra de dois ônibus elétricos Padron 15 metros
ALEXANDRE PELEGI
A Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) da prefeitura de São Paulo autorizou o empenho de R$ 4,5 milhões (R$ 4.478.741,32) para a eletrificação da frota de ônibus do Consórcio KBPX.
Os recursos equivalem a dois ônibus elétricos Padron 15 metros.
O Consórcio opera em parte da zona Sul da cidade de São Paulo, correspondente ao Lote AR7, do Subsistema Local de Articulação Regional do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros, que é aquele com os ônibus com detalhes na cor vinho.
A autorização, publicada em despacho do Secretário Executivo Gilmar Pereira Miranda, se baseia na Portaria Conjunta SMT.SETRAM / SF nº 02, de 30 de novembro de 2023.
O investimento será destinado à eletrificação da frota de veículos do ano de 2024 e será pago ao Consórcio KBPX. A SETRAM autorizou a emissão da nota de empenho no valor mencionado no orçamento do presente exercício, conforme Nota de Reserva nº 94.613/24.
Após a publicação do despacho, o processo será encaminhado ao Departamento de Administração e Finanças da SMT para as providências necessárias e, posteriormente, à SPTrans para dar andamento ao processo de eletrificação da frota.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 24 de julho deste ano a prefeitura reajustou a tabela dos preços dos ônibus elétricos e a diesel dos diferentes modelos que rodam no sistema de transporte coletivo da capital.
A nova tabela publicada no dia 24 de julho, atualizou os valores com base maio/2024, com efeito retroativo ao primeiro anos do mês.
Em todos os seis modelos houve aumento da diferença a ser paga pela prefeitura em 2,77%.
Veja um comparativo entre as duas tabelas:
Para definir o plano de subvenção às empresas operadoras, a prefeitura considerou alguns condicionantes, como o preço dos veículos elétricos que é, em média, 4,3 vezes superior aos ônibus a diesel.
Pelo modelo definido, a prefeitura realizará uma transferência de capital no montante referente à diferença entre os valores dos ônibus elétricos e seus equivalentes movidos a diesel.
As viações terão de fornecer à SPTrans cronograma de substituição de modelos a diesel por elétricos até 31 de agosto de cada ano.
A portaria publicada no dia 30 de novembro de 2023 diz que parcela do ônibus a ser subvencionada não poderá ser superior à diferença entre os preços de referência do ônibus elétrico e do ônibus a diesel. Relembre:
DOCUMENTO OFICIAL: Ônibus elétricos vão gerar às viações subsídio até 32% mais alto que ônibus a diesel em São Paulo, define Nunes em publicação no Diário Oficial
O documento ainda determina que as empresas terão de negociar com as fabricantes os menores valores.
Como tem mostrado o Diário do Transporte, para bancar a diferença para as empresas entre os ônibus a diesel e os elétricos, a prefeitura de São Paulo reservou R$ 2,5 bilhões no projeto de lei do Orçamento de 2024 está captando R$ 5,75 bilhões em financiamentos de diversas fontes, inclusive internacionais.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes