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Prefeitura de São Paulo busca crédito de R$ 2,5 bilhões e reserva R$ 500 milhões para programa de asfalto


Chamamento público abre disputa entre bancos; gestão Ricardo Nunes já anunciou bilhões em recape desde 2022 e agora quer reforçar programa

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta segunda-feira, 08 de setembro de 2025, no Diário Oficial da Cidade, o edital da Chamada Pública SF/OPCRED nº 01/2025, que prevê a contratação de até R$2,5 bilhões em crédito interno, com garantia da União. Do total, R$ 500 milhões estão destinados diretamente ao programa Asfalto Novo, voltado à conservação e manutenção da malha viária da capital.

O que prevê o edital

O financiamento será estruturado em cinco lotes de R$ 500 milhões cada, e as instituições financeiras poderão apresentar até cinco propostas, sendo avaliadas pelo critério do menor Custo Efetivo Total (CET). A entrega e abertura dos envelopes está marcada para 29 de setembro, e o resultado final deve ser divulgado até 3 de outubro.

Os desembolsos estão programados para ocorrer em até quatro meses após a assinatura do contrato, com parcela mais expressiva no segundo mês (R$1,875 bilhão).

Asfalto Novo: o foco do novo crédito

O Asfalto Novo é apresentado pela gestão como o maior programa de recapeamento da história da cidade. O edital reserva R$ 500 milhões para dar continuidade ao programa, que já havia recebido R$ 2,5 bilhões até 2024, conforme divulgado pela própria Prefeitura.

Além disso, em 2023, houve reforço orçamentário com o remanejamento de R$ 220 milhões de outras secretarias para turbinar as obras de recapeamento. Reportagens da época chegaram a apontar uma previsão de R$ 3,16 bilhões em gastos com recape apenas naquele exercício.

Segundo a prefeitura, entre os critérios considerados para a escolha das vias que recebem o serviço de asfaltamento (recape), estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

O que já foi entregue

Segundo balanços oficiais, desde o início do programa em junho de 2022, o Asfalto Novo já executou mais de 18 milhões de m² de vias arteriais e coletoras, superando as metas iniciais e reduzindo a necessidade de intervenções emergenciais, como operações tapa-buraco.

A meta atual da gestão Ricardo Nunes, vinculada ao Plano de Metas 2025–2028, é conservar e recuperar 10 milhões de m² de pavimento até 2028, o que mantém o recapeamento como prioridade orçamentária.

Contraponto: reforço sobre reforço

Embora o novo chamamento destaque os R$ 500 milhões para o Asfalto Novo, esse valor representa uma fração do que já foi gasto ou prometido desde 2022. O programa já consumiu bilhões de reais em investimentos e tornou-se vitrine da administração municipal.

O novo crédito funciona, portanto, como repactuação financeira para prolongar o ritmo de obras, garantindo recursos diante da limitação de caixa da Prefeitura.

Outros projetos incluídos

Além do Asfalto Novo, o edital destina:

– R$1 bilhão para o Programa Habitacional Pode Entrar, voltado à produção, aquisição e requalificação de moradias populares.

– R$1 bilhão (lotes opcionais) para investimentos em mobilidade, drenagem, adaptação climática, inovação e meio ambiente, a critério da Administração.

Cronograma do chamamento

Pedidos de esclarecimento: até 26/09/2025 (via [email protected])

Entrega e abertura das propostas: 29/09/2025, às 14h, na Rua Líbero Badaró, 190 – 19º andar – Centro

Resultado: até 03/10/2025

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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