Publicado em: 20 de novembro de 2024
Campanha “Ponto Final ao Racismo” visa erradicar a discriminação racial nos ônibus da cidade
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, capacitou mais de 5,1 mil profissionais do transporte público em ações de combate ao racismo. A iniciativa faz parte da campanha “Ponto Final ao Racismo”, que tem como objetivo erradicar a discriminação racial nos ônibus da cidade.
Motoristas, cobradores, fiscais e outros trabalhadores do sistema de transporte receberam treinamento para saber como agir em casos de racismo. O objetivo é que eles saibam como prestar atendimento às vítimas e acionar a polícia. Além dos treinamentos, a campanha conta com mensagens educativas para os passageiros, veiculadas nas redes sociais, no Jornal do Ônibus e em adesivos nos próprios ônibus.
A Campanha contempla as seguintes ações:
Jornal do Ônibus: Nove edições especiais foram dedicadas à campanha “Ponto Final ao Racismo”, com informações sobre como denunciar casos de discriminação. O jornal é afixado nos 12 mil ônibus da cidade, que transportam 7,3 milhões de passageiros diariamente;
Adesivagem: 127 ônibus foram adesivados com mensagens da campanha, incentivando o combate ao racismo.
Redes Sociais: Mais de 870 posts com mensagens da campanha foram publicados nas redes sociais da SPTrans.
A campanha “Ponto Final ao Racismo” será apresentada na IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que acontece de 22 a 24 de novembro no Distrito Anhembi.
Casos de racismo nos ônibus podem ser denunciados pelo telefone 156. As denúncias são encaminhadas à SPTrans para mapeamento e investigação pelas autoridades policiais.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes