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Prefeitura de São Paulo contrata SP Obras para supervisionar projeto de novo terminal de ônibus no Itaim Paulista


Empresa pública acompanhará a elaboração de estudos e serviços ambientais já contratados no valor de R$ 5,4 milhões para implantação de equipamento na Zona Leste da capital

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), autorizou a contratação direta da empresa São Paulo Obras (SP Obras) para supervisionar a elaboração de projetos e serviços para o novo Terminal de Ônibus Urbano no Itaim Paulista, na Zona Leste da cidade.

A decisão, com data de 18 de dezembro de 2024, foi tomada com base na Lei Federal nº 14.133/2021 e no Decreto Municipal 62.100/2022.

O contrato, no valor de R$ 455 mil (R$ 455.158,08) tem prazo de execução de nove meses e abrange o acompanhamento, assistência e subsídio de informações à fiscalização da SIURB na elaboração do projeto funcional, projetos básicos e projetos executivos; serviços ambientais; e implantação de Sistema de Transporte Inteligente (ITS).

Como mostrou o Diário do Transporte, a SPObras concluiu a licitação destinada a contratar empresa especializada para elaborar os projetos do Terminal de ônibus Itaim Paulista.

O Consórcio Multiplano-Planservi-Jugend, formado pelas empresas Multiplano Engenharia Ltda, Planservi Engenharia Ltda e Jugend Engenharia e Tecnologia Ltda, foi o único a apresentar proposta, e após passar por todas as análises, foi declarado vencedor do certame.

A Ata que divulgou o resultado foi publicada no dia 02 de abril de 2024, no Diário Oficial da Cidade, mas somente no dia 12 de setembro de 2024 foi formalizada a homologação do resultado.

O valor do contrato a ser assinado é de R$ 5,4 milhões (R$ 5.368.118,37) – data base janeiro/2024. Relembre:

Prefeitura de SP vai assinar contrato de R$ 5,4 milhões para a implantação do Terminal de Ônibus Itaim Paulista

SOBRE O TERMINAL

O terminal está localizado na Zona Leste da cidade, em terreno ao sul da Linha 12-Safira da CPTM, compreendido entre a Av. Marechal Tito e as ruas Rafael Correia da Silva (marginal à Linha 12-Safira da CPTM), Francisco Vaz Moniz (prolongamento da Estrada Dom João Néri) e Albardão, no Distrito de Itaim Paulista.

Caberá ao consórcio de empresas a elaboração de projeto funcional, projetos básicos, projetos executivos, serviços ambientais e sistema de transporte inteligente – ITS para a implantação do terminal de ônibus urbano na região leste da cidade.

A contratação será pelo Regime de Empreitada por Preço Unitário, com prazo de execução de nove meses.

De acordo com o Termo de referência, o Terminal de ônibus urbano Itaim Paulista “visa reorganizar a acomodação de linhas de ônibus dos eixos da Avenida Marechal Tito e da Estrada Dom João Nery, se configura como importante equipamento para integração física entre linhas do sistema de transporte municipal e destas com linhas do transporte metropolitano”.

O local onde será implantado o terminal margeia a Av. Mal. Tito (eixo estrutural da região) a Rua Albardão (ladeia a linha ferroviária) e termina no Ribeirão Lajeado.

“Com sua proximidade à Estação Itaim Paulista da Linha 12 da CPTM, também abrigará as integrações com o sistema sobre trilhos. Os estudos e documentos básicos para implantação do Terminal Itaim Paulista, a cargo da SMT/SPTrans, foi elaborado dentro da lógica de execução conjunta com o Terminal Perimetral Itaim Paulista – São Mateus. No entretanto, a implantação desse Terminal Perimetral implica em grande impacto social e grande volume de desapropriações, demandando extenso prazo de conclusão, por estas razões foi definido pela SPTrans o estudo de solução alternativa”, justifica o edital.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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