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Prefeitura de SP abre licitação de R$ 98,8 milhões para requalificação de trecho da Santo Amaro e reforma do corredor de ônibus


Trecho entre as avenidas dos Bandeirantes e a Rua Periquito terá obras de drenagem, novas calçadas, pavimento rígido para ônibus e redes subterrâneas; prazo de execução é de 18 meses

ALEXANDRE PELEGI

A São Paulo Obras (SPObras), empresa pública do município, abriu processo de licitação para contratar empresa ou consórcio de empresas de engenharia responsável pela execução das obras de requalificação da Avenida Santo Amaro e reforma do corredor de ônibus no trecho entre a Rua Periquito e a Avenida dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista.

O investimento estimado é de R$ 98,8 milhões (base janeiro/2025), com prazo de 18 meses de execução e 21 meses de vigência contratual. O critério de julgamento será o de maior desconto sobre o valor de referência.

Os envelopes com as propostas e documentos de habilitação deverão ser entregues entre 10h e 10h30 do dia 27 de novembro de 2025, na sede da SPObras (Rua XV de Novembro, 165, Centro Histórico). A abertura está prevista para o mesmo dia, às 10h30. O edital e seus anexos estão disponíveis desde 31 de outubro no site da empresa pública municipal (www.spobras.sp.gov.br).

Projeto e justificativa

Segundo o Termo de Referência, a obra tem como objetivo modernizar a infraestrutura viária da Santo Amaro, priorizando o transporte coletivo, o pedestre e a mobilidade ativa, em consonância com o Plano Diretor Estratégico e as diretrizes da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, que financiará os trabalhos.

O corredor Santo Amaro foi implantado em 1985 e é um dos mais antigos da cidade. O documento destaca que, desde então, a via “apresenta passeios estreitos, insuficientes para o fluxo de pedestres e sem acessibilidade, além do intenso tráfego de veículos automotores”.

A requalificação faz parte da segunda fase do projeto. A primeira etapa, entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Afonso Braz, foi entregue em abril de 2024, incluindo o enterramento de fios, reforma de calçadas e ampliação de pistas.

Principais intervenções previstas

As obras incluem uma série de melhorias estruturais e urbanísticas:

  • Implantação de faixas exclusivas à esquerda para ônibus, com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem e paradas acessíveis;

  • Novo pavimento flexível (asfalto) nas faixas destinadas ao tráfego geral;

  • Reforma completa do sistema de drenagem pluvial, com novas galerias e bocas de lobo;

  • Enterramento de redes elétricas e de telecomunicações;

  • Calçadas alargadas com piso tátil, rampas e acessibilidade universal;

  • Iluminação pública em LED com foco em travessias e pontos de ônibus;

  • Paisagismo, arborização e mobiliário urbano, incluindo bancos, lixeiras e bicicletários;

  • Nova sinalização horizontal, vertical e semafórica adequada à NBR 9050 e às diretrizes da Comissão Permanente de Acessibilidade.

O Termo de Referência ressalta que o projeto pretende reduzir o tempo de viagem, incentivar o transporte coletivo e o uso de modos ativos, além de diminuir as emissões de poluentes e estimular o desenvolvimento econômico da região sul da cidade.

O contrato será do tipo empreitada por preço unitário, e os pagamentos serão realizados com recursos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL).

A SPObras será responsável pela fiscalização, aprovação e medição dos serviços, que abrangem desde o planejamento e montagem de canteiros de obras até o acompanhamento ambiental, execução de projetos “as built” e manuais de manutenção. O termo “as built” (do inglês, “como construído”) se refere à etapa final das obras em que a empresa contratada deve atualizar e entregar os projetos executivos exatamente conforme a construção foi realizada em campo. Essa documentação inclui plantas, memoriais e registros técnicos que mostram todas as alterações feitas durante a execução — servindo de base para manutenção, operação e futuras intervenções na via ou nos equipamentos instalados.

O edital exige das empresas concorrentes comprovação de patrimônio líquido mínimo de R$ 9,88 milhões, além de experiência prévia em obras de requalificação urbana e infraestrutura de transporte coletivo. A visita técnica ao local é facultativa, mas a SPObras recomenda conhecimento prévio das condições da via para formulação da proposta.

As empresas interessadas devem enviar pedidos de esclarecimento até 18 de novembro, exclusivamente pelo e-mail [email protected]. O resultado do julgamento será divulgado após análise das propostas e documentação de habilitação, com posterior homologação e adjudicação pela diretoria da SPObras.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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