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Prefeitura de SP estende contrato de fiscalização da reforma do Corredor de ônibus da Avenida Imirim por mais 12 meses


Foto: Prefeitura de SP

Trecho em obras na Zona Norte compreende a área entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e a Alameda Afonso Schimidt, com contrato no valor de R$ 85 milhões

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMURB) autorizou a prorrogação do contrato de fiscalização da execução das obras e serviços de reforma do Corredor de ônibus da Avenida Imirim por mais 12 meses, estendendo-se de 27 de novembro de 2024 a 26 de novembro de 2025.

A São Paulo Obras (SPOBRAS) é a responsável pelos serviços técnicos especializados para assistência e subsídio à fiscalização da execução das obras e serviços de reforma do corredor. O valor do contrato é de quase R$ 7,16 milhões (R$ 7.166.549,55) e, com a extensão do prazo, os recursos que restam, cerca de R$ 2 milhões, serão divididos mês a mês até novembro de 2025.

O contrato das obras foi assinado em 19 de julho de 2023, com valor de R$ 72 milhões (R$ 71.827.565,60) e ordem de início em 27 de julho de 2023. O prazo de execução era de 16 meses, terminando em 26 de novembro de 2024, o que não ocorreu.

Por esse motivo, a prorrogação do contrato sob responsabilidade da SPObras, se deu devido à necessidade de alinhar o prazo de execução do contrato das obras com o contrato de fiscalização e acompanhamento. A prorrogação considera que o objeto do contrato não foi totalmente realizado e que ainda será necessário realizar o recebimento provisório e definitivo da execução das obras.

O corredor da Avenida Imirim, com 4,6 quilômetros de extensão, é uma importante conexão perimetral entre as avenidas Inajar de Souza, Dep. Emílio Carlos, Eng. Caetano Álvares, Alameda Afonso Schmidt e Conselheiro Moreira de Barros.

O trecho em obras compreende a área entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e a Alameda Afonso Schimidt, incluindo a requalificação das interseções e plataformas/paradas de ônibus, com a implantação de sistemas de monitoramento na região norte da cidade. De acordo com a prefeitura, com a reforma do corredor o tempo de deslocamento será rápido e seguro, beneficiando 112 mil pessoas diariamente.

ATRASO NAS OBRAS

Como mostrou o Diário do Transporte, as obras e serviços de reforma do Corredor de Ônibus da Avenida Imirim, Zona Norte da capital, trecho entre Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Schimidt, ficaram quase R$ 14 milhões mais caras. Relembre:

Obras de requalificação do corredor de ônibus Imirim, zona Norte de São Paulo, vão ficar R$ 14 milhões mais caras

Isso porque a prefeitura de São Paulo, por meio da Siurb, assinou aditivo ao contrato aumentando o valor e prorrogando o prazo de execução das obras por seis meses no dia 19 de agosto de 2024.

Com o aditivo de R$ 14 milhões (R$ 13.844.635,99) o valor do contrato sobe para mais de R$ 85 milhões (R$ 85.672.201,59).

O prazo de execução, que iria expirar em 19 de outubro próximo, passa agora a valer até 18 de abril de 2025.

O Consórcio Corredor Imirim (Arvek / Gestor) foi o único habilitado a prosseguir no certame, após todas as análises e o encerramento do prazo para contestações. Uma das empresas inabilitadas desistiu da interposição de recurso administrativo em face do julgamento da habilitação. Relembre:

Prefeitura de SP assina contrato de R$ 72 milhões para obras do corredor de ônibus da avenida Imirim, Zona Norte

FIAÇÃO ELÉTRICA ENTERRADA

Como mostrou o Diário do Transporte em julho de 2024, o trecho do corredor de ônibus Imirim terá a fiação enterrada e todos os postes retirados dentro de um ano. Relembre:

Corredor de ônibus Imirim terá fiação aterrada e todos os postes serão removidos por R$ 48 milhões em um trecho na zona Norte de São Paulo

A prefeitura assinou um contrato de R$ 48 milhões com a ENEL (Eletropaulo Metropolitana) para fazer este serviço que compreende também a implantação de semáforos inteligentes para dar preferência aos ônibus, reforço no pavimento, nova iluminação e reforma dos pontos.

Os serviços serão realizados pelo valor de R$ 48 milhões no trecho compreendido entre a Av. Deputado Emílio Carlos e a Al. Afonso Schmidt.

O prazo para conclusão é de 365 dias

Dentre as obras e serviços de reforma do corredor de ônibus consta a requalificação das intersecções e plataformas/paradas de ônibus com implantação de sistemas de monitoramento.

Segundo a prefeitura, as requalificações visam facilitar o trajeto dos ônibus e preveem reforço da pavimentação na extensão dos corredores, a implantação de nova rede semafórica inteligente, com fibra ótica ao longo dos corredores, permitindo maior fluidez aos ônibus em horário de pico; novas iluminação e sinalização; e reforma das paradas de ônibus.

Em publicação veiculada em 2022, a SPObras informava que os corredores (dentre eles, o Imirim) serão equipados com semáforos inteligentes, capazes de monitorar o volume e o fluxo de tráfego para, então, definir o tempo de duração dos sinais verde e vermelho. “A captação das informações sobre o comportamento do trânsito ajudará a definir os intervalos que os semáforos vão operar, contribuindo para maior fluidez do tráfego e agilidade dos trajetos”.

As paradas de ônibus contarão com painéis eletrônicos de mensagens variáveis, que auxiliam os condutores mediante a veiculação de mensagens dinâmicas em tempo real sobre situações das vias, tais como acidentes, congestionamentos, direcionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condições meteorológicas adversas.

Todas as melhorias previstas visam o aumento da velocidade média dos ônibus, a redução dos custos operacionais, além de proporcionarem mais segurança e conforto aos passageiros”, finaliza a SPObras.

OBRAS

(Fonte: SPObras)

As obras incluem uma série de melhorias para aumentar a segurança, acessibilidade e conforto dos usuários do transporte coletivo.

• Reforma do corredor: Implementação de pavimento rígido nas paradas e de pavimento flexível nas demais faixas de rolamento.

• Superguia: Instalação de superguia com 28 cm de altura para nivelamento com o embarque e desembarque dos ônibus.

• Paradas de Ônibus: Implantação de pavimento rígido e reforma das paradas para melhor operação. Instalação de totens acessíveis com informações sobre as linhas de ônibus.

• Acessibilidade: Implementação de acessibilidade e adequação dos passeios com rampas de acesso e piso tátil.

• Faixas de Ultrapassagem: Instalação de faixas de ultrapassagem em paradas de ônibus para melhorar a fluidez do tráfego.

• Drenagem Viária: Melhorias na microdrenagem da via.

• Sinalização Viária: Renovação da sinalização com implantação de botão sinalizador para pessoas com deficiência auditiva.

• Valas Técnicas: Instalação de valas técnicas para o sistema do corredor e para enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações.

• Iluminação Pública: Adequações na iluminação pública.

• Redes de Telecomunicação: Enterramento das redes de telecomunicação e retirada dos postes para melhorar a acessibilidade.

Alexandre Pelegi jornalista especializado em transportes





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