Publicado em: 23 de julho de 2025
Primeira etapa será implantada até abril de 2026 na Zona Oeste; sistema passará a se chamar “Sistema Rio” e contará com veículos modernos, 100% acessíveis e com pagamento eletrônico
YURI SENA/ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, o edital de consulta pública para a primeira fase da nova licitação do sistema de ônibus da cidade. A proposta, que ficará disponível por 30 dias no site da Secretaria Municipal de Transportes, marca o início da reformulação completa do transporte coletivo, com participação da população por meio de sugestões e contribuições.
Os interessados podem participar acessando o link específico no site da Secretaria Municipal de Transportes:
O lançamento foi feito durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Resiliência (COR) com a presença do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, da secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
A nova licitação foi antecipada para atender a um acordo judicial firmado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e os consórcios que operam as linhas. Inicialmente prevista para 2028, a implantação será feita por etapas, começando pela Zona Oeste, onde a operação enfrenta os maiores desafios.
O novo modelo do sistema de ônibus será implementado em etapas. A primeira fase está prevista para ter início até abril de 2026 e abrangerá as linhas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste, com uma expectativa de aumento considerável da frota. A previsão é que, até 2028, todas as regiões da cidade já estejam operando sob as novas regras. Em Campo Grande, o número de ônibus que conectam o bairro a outras regiões da cidade passará de 95 para 112. Já os veículos que circulam internamente entre os bairros subirão de 37 para cerca de 75. Em Santa Cruz, a frota local aumentará de 67 para aproximadamente 103 veículos.
A meta da Prefeitura é que, até 2028, todas as regiões do Rio operem sob as novas regras.
Com o novo modelo, o pagamento da passagem em dinheiro a bordo será extinto, o que deve agilizar o embarque e aumentar a segurança. A remuneração das empresas deixará de ser por número de passageiros e passará a ser feita por quilômetro rodado e desempenho, com base em indicadores de qualidade.
A nova frota será composta por veículos zero quilômetro, todos com padrão EURO VI, menos poluentes e mais eficientes. Os ônibus serão 100% acessíveis, com piso baixo e ar-condicionado, sistema de condução assistida (ADAS) e detector de fadiga (DMS). Os novos veículos estarão equipados ainda com tecnologia de ponta, incluindo carregadores USB para celulares, sensores de temperatura do ar-condicionado, aviso sonoro e visual da próxima parada, câmeras internas de segurança e velocímetro visível para os passageiros
Novo nome e estrutura do sistema
O atual SPPO (Sistema de Transporte Público por Ônibus) será substituído pela “Sistema Rio – Rede Integrada de Ônibus”. Também está prevista a criação de garagens públicas, facilitando a entrada de novos operadores. O contrato com as novas concessionárias terá validade de 10 anos.
Calendário de implantação
Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz
Fase 2 (nov/2025 a set/2026): Vila Isabel, Ilha do Governador e outras áreas da Zona Oeste
Fase 3 (abr/2026 a abr/2027): Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Zona Norte
Fase 4 (nov/2026 a nov/2027): continuidade da expansão nessas regiões
Fase final (set/2027 a ago/2028): Zona Sul e principais linhas da cidade
Desde a assinatura do primeiro acordo judicial, em maio de 2022, o sistema passou por diversas melhorias. A Prefeitura passou a subsidiar a operação por quilômetro rodado, reativou cerca de 200 linhas — incluindo 65 noturnas — e reforçou a frota com mil novos ônibus. Mais de 800 pontos de parada voltaram a ser atendidos, principalmente nas áreas mais carentes.
Em abril de 2025, um novo acordo entre a Prefeitura, o Ministério Público e os consórcios viabilizou a antecipação da licitação. A partir de então, a qualidade do serviço passou a ser medida trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT), que considera critérios como idade da frota, funcionamento do ar-condicionado, regularidade das viagens, e avaliação dos passageiros. Empresas com nota inferior a 0,8 no IQT podem perder o direito de operar linhas exclusivas.
Em entrevista na UITP, Maína Celidônio falou sobre eletrificação da frota
A Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Maína Celidônio, abordou a renovação da frota de ônibus da cidade com foco na eletrificação durante sua entrevista ao Diário do Transporte, concedida à jornalista Renata Verissimo no dia 17 de junho de 2025 em Hamburgo, Alemanha, no evento da UITP.
Na conversa com Renata, Maína Celidônio reconheceu que o Rio de Janeiro está “atrasado nesse jogo” da eletrificação, destacando um grande gap em comparação com a Europa e a Ásia no que diz respeito a ônibus elétricos.
A secretária afirma ainda que vê uma grande oportunidade para eletrificar a frota do Rio de Janeiro devido à renovação iminente dos contratos de concessão dos ônibus. Diferente de São Paulo, que introduz elétricos em contratos existentes, o Rio tem a chance de iniciar novos contratos que permitam uma renovação completa da frota. Ela afirmou que este seria o momento certo para uma expansão rápida e agressiva do projeto de eletrificação, aproveitando a experiência de outras cidades que já iniciaram o processo.
As projeções iniciais, segundo a secretária, indicam uma necessidade de cinco mil ônibus para a frota, enquanto a frota atual é de quatro mil ônibus. Ela mencionou à época que estava estudando formas de otimizar essa necessidade, como a implantação de mais corredores de BRS (Bus Rapid Service), para reduzir o gasto público e o investimento.
O prazo para a implementação desses novos contratos é agosto de 2028, que é quando o contrato atual se encerra. A meta e o compromisso para os próximos três anos é que os novos contratos prevejam uma frota 100% elétrica (“zero emissão”), o que transformará a mobilidade urbana carioca, sinalizou Maína. Relembre:
ENTREVISTA: Maína Celidônio diz que frota de ônibus 100% elétrica para o Rio de Janeiro é meta a partir de 2028 com novos contratos de concessão
Alexandre Pelegi e Yuri Sena, jornalistas especializados em transporte