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Prefeitura do Rio anuncia Plano de Expansão do BRT Metropolitano e Transição Energética para frota de ônibus de zero carbono


Novos decretos de Eduardo Paes visam integrar o transporte público da capital com municípios vizinhos e implantar transição energética da Mobilidade Urbana da capital

ALEXANDRE PELEGI

O prefeito Eduardo Paes assinou nesta segunda-feira, 1º de janeiro de 2025, 46 decretos em edição extra do Diário Oficial do Município.

No transporte, a expansão do BRT, o programa BRT Metropolitano e a transição energética da mobilidade urbana são os destaques.

BRT METROPOLITANO

O Decreto Rio nº 55596 determina a elaboração de um Plano de Ação para a expansão do sistema BRT Metropolitano.

O plano, que deve ser apresentado em até 60 dias pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), tem como objetivo principal a integração dos modais de transporte municipais e intermunicipais, com foco na conectividade entre o Rio de Janeiro e os municípios da Região Metropolitana.

O decreto destaca a importância do Corredor Transbrasil, que percorre a Avenida Brasil, como um eixo estratégico para a integração metropolitana. A via, por onde circula grande parte da população de municípios vizinhos, conecta diferentes regiões e facilita o acesso a oportunidades de trabalho, educação e serviços na capital. O plano também visa aproveitar as estruturas dos terminais do Corredor Transbrasil para a integração física com linhas intermunicipais de ônibus convencionais e do sistema BRT.

Para garantir a viabilidade do projeto, o Plano de Ação deverá conter:

Atividades com os respectivos prazos;

Responsáveis por cada atividade;

Cronograma; e

Estimativa orçamentária.

A SMTR poderá convocar outros órgãos e entidades para participar da elaboração do Plano de Ação.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Já pelo Decreto Rio nº 55597, Eduardo Paes cria um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar o Plano de Transição Energética da Mobilidade Urbana da cidade. A iniciativa se baseia em importantes documentos como a Política Municipal sobre Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável (Lei nº 5.248/2011), o Plano de Ação Climática (PAC) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).

O principal objetivo do Grupo de Trabalho é propor políticas públicas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa no setor de transportes, contemplando a transição para a frota de ônibus de zero carbono;  o estímulo à micromobilidade de zero carbono; e o estímulo à logística urbana de zero carbono.

Veja a seguir os dois decretos na íntegra:

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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