Publicado em: 17 de setembro de 2025
Após autorizar chamamento público, Prefeitura dá novo passo para seleção de soluções inovadoras no transporte coletivo
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura do Rio de Janeiro deu mais um passo na implantação de testes com ônibus elétricos no sistema municipal. Depois de autorizar, em agosto, a abertura do Chamamento Público SMTR nº 01/2025 (detalhes aqui), a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publicou agora a Resolução “P” nº 143, de 10 de setembro de 2025, que designa as comissões responsáveis pela análise técnica e administrativa das propostas.
O que prevê o edital
O chamamento tem como objeto a celebração de Acordo de Cooperação Técnica, nos termos do artigo 184 da Lei Federal nº 14.133/2021, para viabilizar a Demonstração Operacional de Ônibus Elétricos no transporte público da cidade.
As empresas interessadas deverão apresentar:
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Projetos de veículos elétricos para circulação em linhas municipais;
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Infraestrutura de recarga e tecnologias de abastecimento;
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Modelos de financiamento e arranjos institucionais que deem segurança operacional aos consórcios;
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Planos de inovação tecnológica voltados para a melhoria da experiência do passageiro.
Segundo a secretária Maína Celidonio, trata-se de reduzir riscos e custos: “Não se trata apenas de adquirir veículos. Precisamos de infraestrutura de recarga, de modelos de financiamento e de uma política que estimule a indústria nacional. O chamamento público é um passo importante para trazer inovação e parceiros para este desafio”.
Comissões nomeadas
Para conduzir o processo, a SMTR designou duas comissões:
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Comissão Técnica: Rebeca Costa Bittencourt Augusto e José Manoel Oreiro Fernandes — responsáveis por avaliar as soluções inovadoras.
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Comissão Administrativa: Claudia Porciuncula de Moraes e Isabelle de Sá e Silva Rangel — encarregadas da habilitação documental dos proponentes.
Comparações e cenário nacional
O Rio busca recuperar espaço frente a outras capitais que já avançaram na eletrificação.
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São Paulo iniciou o processo de substituição da frota com contratos que obrigam as empresas a reduzir progressivamente o uso de diesel, além de prever metas específicas de redução de poluentes.
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Curitiba já opera uma linha de ônibus elétricos desde 2023 e testa novos modelos em corredores de alta demanda.
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Internacionalmente, cidades como Londres, Santiago do Chile e Shenzhen, na China (que eletrificou quase toda sua frota urbana) são referências citadas no edital como exemplos de políticas bem-sucedidas.
No caso carioca, a meta é reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, tomando como base o ano de 2017.
Próximos passos
A expectativa é que os primeiros testes ocorram em 2026, em fase de demonstração controlada, permitindo avaliar autonomia, custo operacional, viabilidade de recarga e impacto ambiental dos veículos antes de uma implantação mais ampla.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes