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Prefeitura do Rio de Janeiro destina quase R$ 4 milhões para obras e equipamentos do BRT Transbrasil


Crédito suplementar reforça orçamento da Secretaria Municipal de Transportes para requalificação do corredor, que já transporta mais de 22 milhões de passageiros

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu crédito suplementar de R$ 3,97 milhões em favor da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), com o objetivo de reforçar os investimentos na requalificação do sistema de transportes no corredor Transbrasil. O Decreto nº 57.095, assinado pelo prefeito Eduardo Paes e publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, especifica que os recursos serão aplicados em obras, instalações e aquisição de equipamentos permanentes.

Segundo o texto, o crédito será compensado conforme a Lei nº 207/1980 e tem como fonte recursos de operações de crédito, mecanismo usado pela administração municipal para financiar grandes projetos de infraestrutura. O decreto também altera o detalhamento da despesa aprovado em fevereiro, por meio do Decreto nº 55.713/2025.

O reforço orçamentário é destinado à ação 1362 – Requalificação do Sistema de Transportes no Corredor Transbrasil, empreendimento estratégico para o sistema de mobilidade do Rio.

O corredor, que liga Deodoro ao Centro pela Avenida Brasil, é considerado o maior eixo de transporte rápido por ônibus (BRT) da capital fluminense, integrando terminais de alta demanda e linhas alimentadoras.

Situação atual do corredor Transbrasil

O corredor BRT Transbrasil entrou em operação em fevereiro de 2024, após quase uma década de obras e investimentos superiores a R$ 2 bilhões. Com 26 quilômetros de extensão, o eixo liga Deodoro ao Terminal Intermodal Gentileza, na região central, conectando-se ao VLT Carioca, ao transporte municipal por ônibus e a linhas intermunicipais.

Desde março de 2024, a Prefeitura do Rio vem ampliando a operação, abrindo novas estações e consolidando a faixa exclusiva ao longo da Avenida Brasil. O Terminal Gentileza, inaugurado junto à primeira fase, tornou-se um ponto de integração crucial, permitindo conexões entre o BRT, o VLT e as linhas municipais do Centro.

De acordo com a Mobi-Rio, mais de 22 milhões de passageiros já utilizaram o corredor desde sua inauguração, com uma média de 115 mil usuários por dia útil. O tempo médio de deslocamento entre Deodoro e o Centro caiu de cerca de 1h30 para 40 minutos, e o índice de satisfação dos passageiros ultrapassa 90%.

Mesmo com os resultados positivos, o projeto ainda enfrenta etapas em execução, voltadas principalmente à requalificação de estações, implantação de sistemas de controle operacional e instalação de mobiliário urbano. Há também intervenções pendentes nos terminais Margaridas e Missões, que complementarão a operação plena do sistema.

O novo crédito suplementar de R$ 3,97 milhões, assinado no fim de outubro e publicado hoje, será aplicado exatamente nessas frentes: conclusão de obras civis, equipamentos permanentes e integração tecnológica. A medida reforça a fase final de consolidação da infraestrutura e de qualificação operacional do corredor Transbrasil, eixo essencial para o transporte coletivo da capital fluminense e parte do plano de modernização da rede BRT.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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