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Prefeitura do Rio de Janeiro lança edital de consulta pública para primeira etapa da nova licitação do futuro Sistema Rio – Rede Integrada de Ônibus


Fase inicial de melhorias tem início previsto para Abril de 2026, para as linhas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um edital de consulta pública para a primeira etapa da nova licitação do sistema de ônibus da cidade, que irá apresentar a nova identidade do transporte público, intitulado de Sistema Rio – Rede Integrada de Ônibus, substituindo a antiga sigla SPPO (Sistema de Transporte Público por Ônibus).

Conforme informado pela administração pública, a consulta pública ficará aberta por 30 dias no site da Secretaria Municipal de Transportes, e a população poderá enviar sugestões e contribuições.

A licitação em questão estava prevista para 2028, mas por conta de um acordo judicial com o Ministério Público do Estado do Rio e os consórcios operadores, foi antecipada.

“Esse é um momento importante, uma mudança institucional na história da cidade do Rio. Nos dedicamos nesses primeiros seis meses à implantação do Jaé e, a partir de hoje, iniciamos o processo que irá proporcionar uma revolução no sistema de ônibus. O sofrimento vai acabar. Não será do dia para a noite, mas eu quero reafirmar que até o fim do mandato, em 2028, teremos esse sistema completamente reformado como fizemos no BRT. A mudança será sentida gradualmente, primeiro na Zona Oeste, mais especificamente em Campo Grande e em Santa Cruz”, declarou o prefeito Eduardo Paes.

A Zona Oeste da capital será a primeira a receber o novo modelo. Para Campo Grande e Santa Cruz, haverá um aumento de mais de 100% no número de ônibus locais.

A expectativa é que, até 2028, todas as regiões da cidade estejam operando sob as novas regras.

Dentre as melhorias da licitação, está previsto o fim do pagamento de passagens com dinheiro a bordo dos veículos.

Segundo a prefeitura, a remuneração dos operadores será feita por quilômetro rodado e desempenho, baseado em indicadores de qualidade, e não mais pela quantidade de passageiros transportados.

Na nova licitação, as empresas que operam na cidade terão que cumprir as medidas com uma frota zero quilômetro, com padrão EURO VI, com piso baixo, climatização, carregadores USB, sensor de temperatura do ar-condicionado, botão de pânico, aviso automático de próxima parada, câmeras internas (CFTV), velocímetro visível, sistema de condução assistida (ADAS) e detector de fadiga (DMS).

A expectativa é de que a primeira etapa da reformulação tenha início em abril de 2026, nas linhas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste.

Em Campo Grande, o número de ônibus que ligam o bairro com as demais regiões da cidade passará de 95 para 112. Já os ônibus que fazem a ligação local entre os bairros da região terão aumento de 37 para cerca de 75. Em Santa Cruz, a frota que realiza os trajetos locais vai aumentar de 67 para cerca de 103 ônibus.

Está prevista a criação de garagens públicas, para facilitar a entrada de novos operadores no sistema. O prazo contratual é de 10 anos.

Fases da licitação

– Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz
– Fase 2 (nov/2025 a set/2026): Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador
– Fase 3 (abr/2026 a abr/2027): Zona Oeste, Barra, Jacarepaguá e Zona Norte
– Fase 4 (nov/2026 a nov/2027): mesmas regiões anteriores
– Fase final (set/2027 a ago/2028): Zona Sul e linhas com maior avaliação

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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