Publicado em: 22 de julho de 2025
Entre as ações criminosas, um garoto de 10 anos ficou ferida na Avenida Jorge João Saad
ADAMO BAZANI/YURI SENA
O DEIC (Departamento de Investigações Criminais) em São Bernardo do Campo, diz que prendeu, nesta terça-feira, 22 de julho de 2025, um homem que teria confessado o ataque a pelo menos 16 ônibus nas últimas semanas entre a capital paulista e a região do ABC.
A maior parte das ações criminosas foi em São Bernardo do Campo, contra coletivos das empresas BR7 Mobilidade e Next Mobilidade.
Na Zona Sul, ele teria participado, ainda de acordo com as primeiras informações do DEIC, em um ataque ocorrido na semana passada na Avenida João Jorge de Saad, na zona sul da capital paulista.
Na ocasião, um menino de 11 anos foi atingido por uma pedra. O garoto estava no ônibus da companhia Alfa Rodobus, conforme noticiou o Diário do Transporte.
Segundo a Polícia Civil, com o homem foram apreendidos estilingues e pedras que teriam sido utilizados nos crimes.
Entre esta segunda-feira (21) e madrugada de terça-feira (22), foram seis coletivos, elevando para 530 o total apenas de ônibus municipais na capital desde 12 de junho de 2025, quando começou a onda de ataques.
Em todo o Estado de São Paulo, são mais de mil, considerando os 530 só da capital, mais de 300 Artesp (intermunicipais metropolitanos) e 221 das cidades vizinhas da capital (municipais tipo São Bernardo do Campo e Osasco, por exemplo) e Litoral.
A Polícia ainda procura respostas sobre eventuais motivações e mandantes. As viações relatam falta de alguns tipos de vidros e dizem que há risco de os serviços serem prejudicados.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) diz que suspeito era também recrutador de mais criminosos nos ataques e considera a prisão mão importante até agora:
A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de São Bernardo do Campo identificou o responsável por uma série de ataques a ônibus no município e em outras cidades, incluindo a capital. O autor confessou ter danificado 16 veículos no último dia 17 de julho, além de ter participado de uma ação semelhante na Avenida Jorge João Saad, na cidade de São Paulo. Durante diligências em sua residência e local de trabalho, foram apreendidos um estilingue e pequenas esferas de metal, utilizados nos ataques. As investigações apontam que os crimes foram planejados com antecedência, e que o homem é suspeito de recrutar outras pessoas para promover ataques. A Polícia segue com as investigações para identificar os demais envolvidos.
Adamo Bazani e Yuri Sena, para o Diário do Transporte