26.9 C
Rondonópolis
segunda-feira, 7 julho - 18:35
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPreso pelo DEIC homem que atirou pedra em um ônibus da Mobibrasil...

Preso pelo DEIC homem que atirou pedra em um ônibus da Mobibrasil e feriu passageira. Diário do Transporte divulgou imagens exclusivas


Imagens revelam suspeito estacionando veículo próximo ao local do crime instantes antes do ocorrido; novos ataques voltaram a acontecer e número somente na capital sobe para 269 após o fim de semana

ÁDAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

A Polícia Civil de São Paulo acaba de confirmar para o Diário do Transporte que foi preso um homem suspeito de ter atirado uma pedra contra um ônibus da Mobibrasil, no dia 27 de junho de 2025, que resultou no ferimento de uma passageira.

O caso aconteceu na Avenida Washington Luís, na Zona Sul da capital paulista, e a mulher precisou ser operada. O Diário do Transporte divulgou de forma exclusiva as imagens do momento do ataque. Pelas câmeras de monitoramento do ônibus é possível ver o homem atirando a pedra contra o coletivo.

Relembre

Câmeras do ônibus da Mobibrasil atacado onde passageira se feriu registram homem que apedrejou o veículo e momento em que jovem é atingida- VÍDEO DO DIÁRIO DO TRANSPORTE – com EXCLUSIVIDADE

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública o homem foi preso após cumprimento de um mandado.

Imagens obtidas pelo Diário do Transporte mostram o veículo utilizado no dia do atentado, o que reforça a hipótese de não ser um ato de vandalismo comum, já que o perfil de quem comete este tipo de crime não enquadra a utilização de veículos. No vídeo é possível ver o suspeito chegando com um carro vermelho, estacionando e, em seguida, descendo e jogando a pedra contra o ônibus. Após cometer o crime o suspeito retorna para o automóvel e foge.

A Polícia Civil considera este homem um dos elementos chaves para esclarecer a onda de ataques, já que ele corresponde ao perfil investigado pelo DEIC e pela Delegacia de Crimes Cibernéticos.

“A Polícia Civil prendeu, na noite de domingo (6), um homem responsável por atirar uma pedra em um ônibus e ferir uma passageira no último dia 27, na Avenida Washington Luiz. Ele foi identificado e preso por policiais da 6ª Disccpaat do Deic, em cumprimento a um mandado de prisão. Além disso, na última sexta-feira (4), um adolescente envolvido em um ataque em Cotia foi apreendido e conduzido à delegacia. Já no sábado (5), dois homens foram presos em flagrante após danificarem coletivos em Pirituba e Santo Amaro, nas zonas Oeste e Sul, respectivamente.

As forças de segurança seguem mobilizadas para coibir e investigar os ataques a ônibus na capital paulista e na região metropolitana. A Polícia Militar deflagrou a Operação Impacto – Proteção a Coletivos, que mobiliza cerca de 7,8 mil policiais e 3,6 mil viaturas em todo o estado, com o objetivo de garantir a segurança de passageiros e funcionários do transporte público.

Paralelamente, a Polícia Civil atua por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na identificação dos envolvidos nos crimes. O órgão também realiza o monitoramento de plataformas digitais, já que há suspeitas de que os ataques estejam sendo articulados pela internet. As apurações contam com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER).”

Ocorreram novos ataques entre a noite deste domingo (06) e a madrugada desta segunda-feira (07), elevando para 269 o número de casos somente na capital, de acordo com a SPTrans, e mais de 560 considerando os ônibus metropolitanos da Grande São Paulo, os municipais das cidades vizinhas e do litoral.

Confira a nota da SPTrans

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Desde o 12 de junho, as empresas operadoras relataram que 269 ônibus do sistema municipal foram depredados, incluindo cinco entre a tarde de domingo (6) e madrugada desta segunda-feira (7). Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.

A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments